O que é a URSAL, citada por Cabo Daciolo no debate da Band?

Antes, vamos falar um pouco sobre a estrela da noite, o ilustríssimo candidato Cabo Daciolo...

Por: Redação

Em seu primeiro mandato na Câmara, Cabo Daciolo (ou Benevenuto Daciolo Fonseca dos Santos), candidato à presidência pelo Patriota, roubou a cena no debate de estreia realizado pela Bandeirantes na noite da última quinta-feira, 9.

Em 2011, o nome do ex-bombeiro de 42 anos ganharia repercussão em todo o país após liderar a greve da categoria no Rio de Janeiro – quando, inclusive, ficou preso nove dias em Bangu 1, acusado de encabeçar o motim.

Desde então, Daciolo, hoje pastor evangélico, responde a uma trajetória marcada por polêmicas, troca de partidos, declarações nonsense, propostas insanas e, acima de tudo, DEUS NO COMANDO.

Deus este que, em julho deste ano, providenciou ao deputado uma epifania: durante sessão na Câmara, profetizou a cura da deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP), tetraplégica após sofrer acidente de carro. “Esqueçam religião. Não estou aqui para pregar religião. Há dois anos Deus me cobra para falar algo para essa deputada. Quero diante de todos profetizar a cura da deputada Mara. Eu creio que aquela mulher vai levantar da cadeira e começar a andar. Eu peço ao Deus das causas impossíveis que ele possa estender a mão dele e possa tocar na sua serva”.

O que é Ursal
Crédito: Kelly Fuzaro/Band Ex-bombeiro ficou conhecido em todo o país após liderar greve da categoria em 2011

Entre 2014 e 2018, o deputado teve passagens relâmpago por dois partidos: PSOL, onde concorreu ao pleito de deputado federal, foi eleito com quase 50 mil votos e, um ano depois, expulso da legenda. O motivo: uma Proposta de Emenda à Constituição para trocar “todo poder emana do povo” por “todo poder emana de Deus” – e o Avante, antigo PT do B, onde esteve de 2016 a 2018 antes de chegar ao atual partido.

No último sábado, 4, teve a candidatura oficializada durante convenção nacional do Patriota, em que foi escolhido por unanimidade entre os afiliados.

No primeiro discurso como postulante à presidência, Daciolo deixou marcado dois pontos de sua campanha: é contrário à legalização do aborto e à ideologia de gênero.“Digo sim à família tradicional brasileira, ao patriotismo, ao nacionalismo, ao civismo e ao compromisso com Deus”.

Tem como vice a correligionária Suelene Balduino Nascimento, pedagoga de 23 anos que atua na rede pública de ensino no Distrito Federal.

MAS AFINAL, do que se trata o plano URSAL?

Na noite que ganhou ares cômicos com a participação do ex-bombeiro catarinense, uma pergunta direcionada a Ciro Gomes (PDT) provocou a curiosidade de quem acompanhava o programa. “O senhor é um dos fundadores do Foro de São Paulo. O que pode falar sobre o Plano Ursal? Tem algo a dizer para a nação brasileira?” – acusação prontamente negada pelo ex-governador do Ceará.

Em meio ao embate, Daciolo argumentou que URSAL nada mais é que a União das Repúblicas Socialistas da América Latina, cujo objetivo se resume à criação da nova república socialista das américas. Teoria recorrente entre setores conservadores delirantes da direita brasileira. Sobre o projeto, o ex-psolista arrebatou: “No nosso governo, o comunismo não vai ter vez”.

Para encerrar o assunto, Ciro fez a seguinte colocação: “a democracia é uma delícia, mas tem certos custos”.

Compartilhe:

1
Bolsonaro pode sofrer impeachment por crime de responsabilidade?
O presidente Jair Bolsonaro compartilhou no whatssapp um vídeo que relembra a facada que tomou durante sua campanha presidencial e …
2
A repercussão dos ataques machistas à jornalista Patrícia Campos Mello
No final da última semana, Hans River do Rio Nascimento foi chamado para prestar depoimento na CPMI das Fake News. …
3
Governo Bolsonaro libera pesca em áreas de conservação ambiental
Uma portaria do Instituto Chico Mendes (ICMBio), órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, autorizou a pesca esportiva e amadora …
4
Chuva forte deixa São Paulo debaixo d’água
A chuva que começou ontem não deu sinal de trégua e fez São Paulo amanhecer debaixo d’água nesta segunda-feira, 10. …
5
Coronavírus: aviões da FAB vão retirar brasileiros de Wuhan, na China
Dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) decolaram nesta quarta-feira, 5, em direção a Wuhan, na China, para retirar os …
6
BBB20: Mulheres decidem o destino de Pétrix Barbosa
A união das mulheres  decidiu o destino de Pétrix não apenas no Big Brother Brasil 20, mas também fora da …
7
Damares Alves: abstinência sexual, protesto e contradição?
Por que este grupo de mulheres deu as costas para a ministra Damares Alves enquanto ela defendia sua política de …
8
Bolsonaro e a demissão do secretário que viajou com jato da FAB
O presidente Jair Bolsonaro anunciou em sua conta no Twitter que vai tornar sem efeito a nomeação de José Vicente …