Soldado é torturado no Exército com pisões na cabeça e nas costas
Com informações da 'Folha de S. Paulo'
Em imagens que estão sendo investigadas pelo Ministério Público Federal de Rio Verde (GO), obtidas pela “Folha”, um militar aparece pisando na cabeça, nas costas e jogando terra na cabeça de outro soldado que está no chão. As informações são da “Folha de S. Paulo“.
Segundo a reportagem, a gravação teria sido feita no interior do 41º Batalhão de Infantaria Motorizado de Jataí, a 327 km de Goiânia (GO), onde é possível ver um soldado no chão sendo coagido a continuar a fazer exercícios físicos com chutes e empurrões.
O MPF teve acesso ao vídeo por meio de uma denúncia anônima e nesta quarta-feira, 18, um inquérito civil foi instaurado para apurar as práticas de assédio moral, racismo e tortura. À “Folha”, o Comando do Exército em Brasília informou que foi determinada a prisão, por 72 horas, dos militares acusados.
- Menino é agredido com cinto por segurança do Burger King em SP
- Menino preto de 15 anos é algemado em shopping no RS
- Homem negro é acusado de furto e torturado em supermercado no Maranhão
- Torcedor é ameaçado por PM no Maracanã: ‘vou te entupir de bala’
Na denúncia diz que quando os soldados se apresentam ao batalhão, perguntam se são “petistas ou defensores dos direitos humanos”. Se responderem que sim, passam a serem perseguidos pelos superiores hierárquicos. O procurador que apura o caso, Jorge de Macedo, disse que no material da denúncia há indício de abusos contra pelo menos quatro soldados.
Confira o vídeo e a reportagem na íntegra.
- Veja também: