STF determina prisão e extradição do blogueiro Allan dos Santos
O bolsonarista fugiu para os EUA no fim de julho. Dono do site Terça Livre, ele é investigado no inquérito das fake news no STF
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a prisão preventiva e extradição do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos, que fugiu para os Estados Unidos, no dia 31 de julho deste ano.
Com a determinação de extradição, o nome do blogueiro será encaminhado para a Interpol.
A embaixada do Brasil nos Estados Unidos já foi informada, pois a determinação foi expedida há 15 dias, segundo informações obtidas pelo jornal O Globo.
- Vereadora que denunciou saudação nazista em SC é cassada
- Idosa que prometeu ‘pegar o Xandão’ já foi condenada por tráfico de drogas
- Jornalista entra ao vivo para corrigir informação do JN sobre Bolsonaro
- Ex-ministro Anderson Torres é preso ao retornar ao Brasil
Allan dos Santos e alvo de dois inquéritos que tramitam no Supremo. Ele é investigado por envolvimento num esquema de divulgação de fake news, ataques a autoridades e organização de atos antidemocráticos.
Num dos inquéritos, o blogueiro é investigado por divulgação de informação falsa e ataques aos ministros do STF. Já no segundo, ele é investigado por supostamente integrar, nas redes sociais, um grupo para a organização de atos pedindo o fechamento do Congresso Nacional ou intervenção militar, considerados antidemocráticos.
Por causa das investigações, no último período, Allan dos Santos foi alvo de operações da Polícia Militar. Em 14 de outubro, seu canal no YouTube, o Terça Livre e seu perfil pessoal, no Instagram, foram bloqueados por decisão de Moraes no STF.