Suposto vídeo íntimo de João Doria é mencionado no debate do SBT
Candidatos evitaram o confronto e priorizaram a apresentação de propostas no programa
Depois de dois debates agressivos, recheados de ataques e manifestações da plateia, João Doria (PSDB) e Márcio França (PSB) evitaram o confronto e priorizaram a apresentação de propostas no programa que foi ao ar na noite desta terça-feira, 23, no SBT, em parceria com a Folha e o UOL.
Dividido em três blocos e mediado pelo jornalista Carlos Nascimento, o debate abordou a questão das creches, da saúde, do empreendedorismo, da segurança pública, a polarização PT-PSDB e, também, o suposto vídeo que viralizou nas redes sociais e que mostraria Doria durante uma orgia.
A jornalista da “Folha”, Daniela Lima, questionou o tucano sobre o vídeo. “Fiquei muito impactado”, disse Doria, que voltou a afirmar ser vítima de fake news e que as imagens teriam sido alteradas. Segundo o ex-prefeito, é preciso haver novas regras para combater notícias falsas nas próximas eleições.
- Tarcísio é eleito governador de SP; veja resultados das eleições pelo Brasil
- Veja como foi o debate do 2º turno entre Lula e Bolsonaro na Globo
- Como foi o debate entre Lula e Bolsonaro na Band?
- Internauta pede que Rússia invada o nordeste após região votar em Lula
Bolsonaro
O governador alfinetou seu adversário ao responder a pergunta da jornalista do SBT Simone Queiroz. Disse que não vai “pegar carona na popularidade de Bolsonaro” e que “brigou muito” para que o partido se mantivesse neutro em São Paulo _ a legenda declarou apoio nacional a Fernando Haddad (PT). França, porém, não abriu seu voto para presidente.
Em outra pergunta de jornalista, agora de Diogo Pinheiro, do UOL, sobre declarações do candidato à Presidência do PSL, o pessebista disse que discorda de Bolsonaro e repudia o sentimento de ódio que tem pautado esta eleição, apresentando-se como uma opção pela “unidade” de São Paulo.
PT-PSDB
A polarização entre as gestões do PT e do PSDB foi questionada por França, querendo saber de Doria sobre como proceder. “Tudo o que tiver de ser feito para melhorar a qualidade de vida das pessoas será feito. A boa política é feita com o sentimento de valorizar a população”, disse o tucano.
Empreendedorismo
Enquanto França disse que São Paulo “já empresta [recursos para empreendedores] fácil e de maneira rápida”, afirmando que “São Paulo tem um espírito de empreender”, Doria afirmou que irá valorizar e expandir Etecs e Fatecs pelo estado.
Saúde
Márcio França lembrou que 25% dos pacientes atendidos pela rede paulista de saúde vêm de fora do estado e cobrou mais contrapartidas do governo federal. Também defendeu a parceria do estado com instituições filantrópicas e afirmou que o orçamento é suficiente para manter isso. Doria concordou e afirmou que vai ampliar as políticas já implementadas pelo estado na saúde, agrupando as Santas Casas para facilitar a compra de insumos médicos, além de levar o Corujão da Saúde, uma de suas vitrines enquanto prefeito de São Paulo, para mais cidades paulistas.
Segurança pública
França lembrou que valoriza o trabalho dos policiais e prometeu dar melhores condições à categoria, além de defender o alistamento civil. O tucano também se propôs a melhorar o equipamento das polícias e reafirmou ser favorável à redução da maioridade penal de 18 para 16 anos.
Creches
Doria disse ter aberto 42 mil vagas em creches em sua gestão como prefeito e defendeu o uso de organizações sociais para gerir as instituições e ampliar o serviço pelo estado. França também citou sua experiência como prefeito _ de São Vicente _ e parcerias com igrejas feitas para ampliar o serviço e as vagas para as crianças.
Assista à íntegra do debate:
Acompanhe outros conteúdos ligados às eleições deste ano nesta página especial