Últimas notícias:

Loading...

Supremo envia denúncia contra Michel Temer à Câmara

O presidente deve ser notificado ainda nesta quinta e terá 10 sessões do plenário da Câmara para apresentar sua defesa

Por: Redação

A denúncia da Procuradoria Geral da República contra o presidente Michel Temer foi encaminhada na manhã desta quinta-feira, dia 29, pela presidente do STF, Cármen Lúcia, para o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia.

O presidente Michel Temer no Planalto

O documento foi protocolado por volta das 9h30 na Secretaria-Geral da Casa, segundo a Agência Brasil.

Ainda nesta quinta-feira a denúncia deve ser lida  em plenário pela primeira-secretária da Mesa Diretora, a deputada Mariana Carvalho. Depois disso, Temer, que é acusado de corrupção passiva, deve ser notificado e, então, apresentar sua defesa.

As datas da tramitação do caso na Câmara serão definidas por Maia.

Próximos passos:

  • Prazo para a defesa – A partir da notificação, a defesa de Temer terá até dez sessões do plenário da Câmara para enviar seus argumentos, se quiser.
  • CCJ analisa – Assim que a defesa entregar as alegações, o regimento determina que a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) terá prazo de até cinco sessões do plenário para se manifestar sobre a denúncia encaminhada pela Procuradoria Geral da República (PGR).
  • Decisão pelo plenário – O parecer discutido na comissão será incluído na pauta de votação do plenário principal da Câmara na sessão seguinte de seu recebimento pela Mesa Diretora, depois da apreciação pela CCJ.
  • Aprovação da denúncia – O parecer é aprovado se tiver o apoio de ao menos dois terços do total de 513 deputados, ou seja, 342 votos. Se ficar admitida a acusação, após a aprovação do parecer, será autorizada a instauração do processo no Poder Judiciário.
  • Rejeição da denúncia – No caso de rejeição da denúncia pela Câmara, o efeito ainda é incerto, segundo a assessoria de imprensa do STF, e pode ser definido pelos ministros ao analisar esse caso específico.
  • Leia também:

Compartilhe:

?>