Tartaruga tem nadadeira amputada após se enroscar em linha de pesca
A tartaruga ficará internada durante 12 dias no centro de reabilitação da instituição para se recuperar
Uma tartaruga foi resgatada em uma praia no Guarujá (SP) após perder uma nadadeira, que foi amputada graças a uma linha de pesca. O animal marinho está em recuperação no Instituto Gremar.
A tartaruga-verde foi levada ao instituto após o local ser acionado pelo Grupamento de Bombeiros Marítimo do Guarujá. O resgate foi realizado no dia 28 de março.
Juvenil, a tartaruga tinha uma linha enroscada em sua nadadeira anterior direita, que estava necrosada e apresentava perda de tecido e de musculatura. O apetrecho estava preso até a cavidade oral do animal.
- Entenda como a falta de vitamina A pode afetar drasticamente o seu dia a dia
- O dia em que um jogador pagou uma rodada de cerveja para os torcedores do Borussia Dortmund
- Atividade para fazer todo dia e reduzir o risco de depressão, segundo estudo
- Descubra Caldas Novas (GO): guia de 5 dias para relaxar
Confira o final desta história e outras notícias inspiradoras sobre animais na ANDA (Agência de Notícias de Direitos Animais).
Tartarugas em extinção
Segundo informações do Projeto Tamar, as cinco espécies de tartarugas marinhas encontradas no Brasil continuam ameaçadas de extinção, de acordo com critérios das listas brasileira e mundial de espécies ameaçadas. Deste número, quatro desovam no litoral, e, por estarem mais expostas, são as mais ameaçadas: cabeçuda, de pente, oliva e de couro.
A tartaruga-verde está menos exposta, uma vez que desova principalmente nas ilhas oceânicas (Atol das Rocas, Fernando de Noronha e Trindade), onde a ação predatória do homem é mais controlada, o que contribui com a estabilidade da sua população.