Tatuagens ajudam mulheres a esconder marcas da violência
O objetivo da Campanha Flor de Cacto é ajudar mulheres, cisgênero e transgênero, a superar a violência que sofreram e que deixou uma marca física. A Campanha, que contempla mulheres que moram em Fortaleza e cidades próximas, começou a ser divulgada em março, Mês da Mulher.
Em entrevista ao jornal Tribuna do Ceará, uma das idealizadoras da campanha, Geysla Viana, explica o porquê de ter escolhido março para divulgar a campanha. “Para reforçar que o Mês da Mulher não deve ser algo romanceado como é mostrado. É para lembrar a luta da mulher e fortalecer essa luta. Trazer a discussão à tona”, diz.
Quatro mulheres já foram contempladas com o a tatuagem gratuita. Delas, três são mulheres com medida protetiva, norma de proteção garantida pela Lei Maria da Penha. A esperança é que essas mulheres possam recuperar a autoestima e que o projeto continue se estendendo para outros casos, como o de mulheres que passam por mastectomia e se sentem inseguras com a mama.
- Somente 33% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres, em tecnologia a escassez é maior ainda
- Mulher vítima de violência poderá ganhar Bolsa Família
- Ligue 180 começa a atender mulheres via WhatsApp; veja como usar
- Mulheres em situação de violência terão prioridade em programa de emprego
A.P., de 24 anos, descobriu a Campanha Flor de Cacto pelas redes sociais e se identificou. Violentada por colegas de turma na escola, desde então ela vinha tentando esconder as marcas da violência sofrida.
“As pessoas me perguntavam o que era, me julgando. Sempre falavam que era muito feia. Eu tinha esse trauma horrível de mostrá-la. Eu tinha que sair toda coberta e dizia que era porque gostava, mas não era”, conta.
Graças ao projeto, ela pode fazer o desenho que sempre quis para substituir as marcas no seu corpo. ““Eu me senti liberta porque eu tinha muita vergonha da minha cicatriz. Agora eu posso sair com os braços descobertos. Antes eu só saia com mangas longas, agora eu posso sair sem porque ficou muito bonita, ficou perfeita, agora não tenho mais porque esconder”, conta.
Apesar de já estarmos em maio, várias doações foram feitas à campanha e ainda é possível ser contemplada pelo projeto. As mulheres que tiverem interesse devem entrar em contato com a coordenação da campanha por meio do e-mail [email protected] do Instagram @campanhaflordecacto ou pelos telefones/whatsapp (85) 9.9918-4676 e (85) 9.8789-1108.
- Leia mais: