Técnica vacina crianças com dose errada diz que ordem era vacinar todos
Segundo a profissional, ela não recebeu nenhum treinamento específico para vacinação contra a covid-19
A técnica de enfermagem vacinou mais de 40 crianças contra a covid-19 com vacinas de adultos, em Lucena, na Paraíba, disse em depoimento ao Ministério Público Federal (MPF) que foi orientada a vacinar todas as pessoas que se apresentassem, “pois a validade das vacinas da Pfizer estava para vencer”.
A profissional disse ter recebido ordem do setor de Imunização da Secretaria de Saúde do município. Após o caso, ela foi afastada da função.
De acordo com o depoimento, as aplicações das vacinas trocadas ocorreram nos dias 29 de dezembro de 2021 e 07 e 11 de janeiro.
A técnica de enfermagem informou ter feito curso de vacinação geral, mas que não recebeu nenhum treinamento específico para vacinação contra covid-19, havendo apenas um treinamento online do qual ela não participou.
Ela também disse que o volume do imunizante aplicado foi o mesmo para adultos e crianças e que estava sozinha no dia da vacinação, sem o acompanhamento de coordenadora, enfermeira, médica ou dentista. Segundo ela, estava acompanhada somente de um Agente Comunitária de Saúde (ACS).
Vacina para crianças tem dosagem diferente
A vacina contra covid-19 autorizada para as crianças apresenta diferenças na dosagem, composição e concentração do principal componente, o RNA mensageiro, com a dosagem representando o equivalente a um terço da vacina aplicada em adolescentes, a partir dos 12 anos e em adultos.