Torcedor mexicano imita macaco para escritor brasileiro na Copa
O ato racista foi gravado e publicado nas redes sociais
O escritor carioca Raiam Santos foi vítima de racismo por um torcedor do México durante a vitória da seleção nesta segunda-feira, 2, pelas oitavas de final da Copa do Mundo. O brasileiro publicou um vídeo no Instagram para mostrar o momento em que o homem imitou um macaco para ele.
Na rede social, Raiam comentou o gesto racista. “Aí… não esperava esse gesto de um mexicano em um estádio da Copa. Sou brasileiro, sou negro e sou pentacampeão! Racistas não passarão! Pode ir pra casa assistir Chapolin que eu tô indo pra Kazan, otário!”, respondeu ao mexicano.
Em outro post, o carioca contou que precisou vender “uns 5 mil livros” para conseguir viajar à Rússia no mundial. Ele é autor de livros como “Missão Paulo Coelho” e “Imigrante Ilegal”.
- Jogador de basquete brasileiro é vítima de racismo na Espanha
- Vídeo mostra motoboy sendo vítima de ataque racista de cliente no Acre
- Santos? Vasco? Corinthians? Qual era o time que Pelé torcia?
- Pelé publica carta aberta sobre a Copa e a Seleção
Em entrevista ao G1, o escritor deu mais detalhes sobre o caso. “Eu tive vontade de pular ali e sair na mão com ele, mas eu tive que ser frio e calculista. A dor que o cara vai sentir vai durar só meia hora. Eu preferi usar o poder das redes sociais para mostrar o que ele fez de errado. De todos os brasileiros que estavam na seção, ele resolveu menosprezar o único negro”, disse.
De acordo com Raiam, as provocações entre as torcidas começaram no início da partida, no entanto, o clima era de descontração. “Mas esse cara específico foi diferente. Ele fez sinal de macaco e apontou para mim. Eu peguei o celular rápido e gravei. Toda a torcida estava provocando, mas a atitude dele foi séria”, afirmou.
Após o ato, um amigo do mexicano pediu desculpas. “Eu falei ‘você mexeu com o negro errado’ porque eu ia botar na internet. Ele tentou apaziguar, pediu para tirar foto comigo e eu disse que não queria papo”, continuou o carioca. Segundo ele, a frase preconceituosa veio após ele se voltar para a torcida do México e gritar “respeita as 5 estrelas”, em alusão aos cinco títulos mundiais do Brasil.
Assista ao vídeo:
https://www.instagram.com/p/BkvDIy0HM4o/?taken-by=r2raiam