Trump diz que se seguisse Bolsonaro teriam milhões de mortos nos EUA

"Se tivéssemos agido assim, teríamos perdido 1 milhão, 1,5 milhão, talvez 2,5 milhões ou até mais" disse o presidente dos Estados Unidos

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou, nesta sexta-feira, 5, que se tivesse seguido o combate ao novo coronavírus adotado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), milhões de pessoas teriam morrido nos EUA.

Trump diz que se seguisse Bolsonaro teriam milhões de mortos nos EUA
Créditos: Agência Brasil e Reprodução/TVGlobo
Trump diz que se seguisse Bolsonaro teriam milhões de mortos nos EUA

Trump afirmava, em pronunciamento, em frente a Casa Branca, que o fechamento das fronteiras para poupar vidas nos EUA foi eficaz.  “Fechamos nosso país. Salvamos, possivelmente, 2 milhões, 2,5 milhões de vidas. Poderia ser só um milhão de vidas, acho que não menos que isso. Mas se considerarmos que estamos em 105 mil hoje em dia, o número de vítimas seria pelo menos 10 vezes maior. É o que se acredita como mínimo se fizéssemos (imunidade de) rebanho”, disse.

Em seguida, comparou a situação do Brasil e da Suécia e disparou: “Se você olha para o Brasil, eles estão num momento bem difícil. E, falando nisso, continuam falando da Suécia. Voltou a assombrar a Suécia. A Suécia também está passando por dificuldades terríveis. Se tivéssemos agido assim, teríamos perdido 1 milhão, 1,5 milhão, talvez 2,5 milhões ou até mais”.

Vale destacar que Trump minimizou a ameaça do vírus no inicio da pandemia nos EUA. Agora, o coronavírus já matou mais de 108 mil no país, o maior número de vítimas de todo o mundo.

O Brasil superou a Itália em número de mortos por complicações da Covid-19 na quinta-feira, 4. O país acumula 34.021 vidas perdidas durante a pandemia e está atrás apenas do Reino Unido e dos Estados Unidos, segundo o balanço mais recente do Ministério da Saúde.