Turista é presa em Dubai após denunciar estupro coletivo

A turista foi solta depois de pagar fiança, mas está sendo impedida de deixar os Emirados Árabes Unidos

Uma britânica de 25 anos foi presa após denunciar à polícia de Dubai, Emirados Árabes Unidos, ter sido estuprada por dois homens, crime que teria ocorrido no mês passado.

A turista foi acusada de ter feito “sexo fora do casamento”, de acordo com informações do grupo de aconselhamento jurídico do Reino Unido chamado “Detidos em Dubai”. Ela foi solta sob pagamento da fiança.

Em entrevista à CNN, o fundador do grupo, Radha Stirling, afirmou que a situação é preocupante. “A polícia não consegue regularmente diferenciar entre a relação sexual consensual e estupro violento. As vítimas vão até eles esperando justiça e acabam sendo processadas”.

O estupro coletivo aconteceu no mês passado em Dubai
Créditos: Getty Images/iStockphoto
O estupro coletivo aconteceu no mês passado em Dubai

Um porta-voz do escritório de assuntos estrangeiros do Reino Unido informou que não poderia dar detalhes sobre o caso. “Estamos apoiando uma mulher britânica em relação a este caso e permanecerá em contato com a sua família”, afirmou o órgão em nota.

A vítima foi liberada depois de pagar a fiança, mas está sendo impedida de deixar os Emirados Árabes Unidos. Ela deve cerca de 30 mil dólares em taxas e despesas legais.

Se for condenada por sexo consensual, a mulher pode enfrentar de um mês a três anos de prisão, seguidos de deportação. Já os dois homens responsáveis pelo abuso não receberam intimação judicial.