Turistas tiram tubarões da água no Caribe e posam para fotos

Restaurante na região de Cancún oferece a “oportunidade” de tirar fotos com tubarões, uma tortura para os animais

A selfie para os turistas é uma tortura para os tubarões

Se não bastasse tirar um tubarão do mar, turistas estão colocando em risco a vida de tubarões em um local turístico da região de Cancún, México.

Na Isla Mujeres, são comuns passeios nos quais os turistas são autorizados a segurar no colo tubarões que vivem em cativeiro, deixando o animal por um tempo indeterminado fora da água para tirar fotos.

Na página do restaurante Playa Tiburón no TripAdvisor, por exemplo, é fácil localizar imagens de gente segurando os peixes no colo enquanto tiram fotos. A prática é inclusive estimulada e vídeos estão disponíveis na internet.

Turista segura tubarão em Isla Mujeres, México
Turista segura tubarão em Isla Mujeres, México
Turista segura tubarão em Isla Mujeres, México

“A água precisa entrar e sair pela boca dele, passar pelas fendas branquiais e sair. Se você tira o animal da água, ele pode morrer asfixiado, por falta de ar”, explicou ao site UOL Edriz Queiroz, biólogo marinho e diretor do Instituto de Biologia Marinha e Meio Ambiente (IBIMM).

Vale lembrar que, além do risco risco ao animal, fazer isso também traz grandes riscos para quem toca no tubarão. A prática no Brasil é proibida e quem infringir a lei está sujeito a pagar multa e ser detido.