Viaduto cede e pista expressa da Marginal Pinheiros é interditada
Não houve vítimas
Um viaduto próximo à ponte do Jaguaré, na zona oeste da capital paulista, na pista expressa da Marginal Pinheiros, cedeu na madrugada desta quinta-feira, 15, início de um feriadão que começa com o Dia da Proclamação da República e pode se estender por seis dias, até a próxima terça-feira, Dia da Consciência Negra.
No momento da ruptura, segundo informações do G1, poucos veículos passavam pelo trecho. Cinco carros ficaram danificados e não há vítimas.
O incidente ocorreu por volta das 3h30 e formou um degrau de cerca de 2 metros, o que provocou interdição na altura do acesso da Pinheiros à ponte do Jaguaré, no sentido Castello Branco, com congestionamento.
- A luz solar pode melhorar a qualidade do seu sono? Pois é, pode! Entenda o que acontece com seu corpo
- 72h em Chicago: roteiro com passeios e gastronomia acessível
- Não fazer isso na hora de dormir eleva risco de pressão alta
- Como melhorar a memória com exercícios simples e naturais
O trânsito está sendo desviado para a pista local, e o primeiro ponto de desvio é na ponte Cidade Jardim. Segundo a CET, com a via expressa interditada, para acessar a Castello, é preciso seguir até a Marginal Tietê e fazer o retorno pela ponte do Jaguaré.
A Linha 9 – Esmeralda, da CPTM, que funciona na região do viaduto, não foi afetada e funciona normalmente.
O secretário municipal dos Transportes, João Octaviano, foi ao local pela manhã e afirmou que uma parede que apoiava o pilar do viaduto cedeu e que não há risco de colapso da estrutura. Técnicos farão uma análise mais precisa do rebaixamento e, por ora, não é possível dizer por quanto tempo a via expressa da marginal ficará interditada.
De acordo com o secretário, os próximos passos são escorar o viaduto, avaliar ser há outros danos na estrutura e reerguê-lo.
Confira a nota da prefeitura:
“A prefeitura informa que a Defesa Civil está no local avaliando a condição da estrutura do viaduto que cedeu na madrugada desta sexta-feira (15). Equipes de engenharia da secretaria de Obras e da Subprefeitura Pinheiros, além da CPTM, foram acionadas e os trabalhos são coordenados pelo Centro de Controle Integrado (CCOI). Não há registro de vítimas.
O viaduto que passa sobre a linha férrea da CPTM (Linha 9 – Esmeralda) no trecho oeste da Marginal Pinheiros, próximo ao parque Vila Lobos, cedeu cerca de dois metros.
A CET monitora a ocorrência e o trânsito na região desde as primeiras horas da manhã deste feriado, a fim de garantir condições de segurança aos usuários das vias.”