Vice de Bolsonaro cita ‘branqueamento da raça’ ao falar do neto
General Hamilton Mourão juntou mais uma frase ao seu rol de declarações polêmicas
O candidato a vice na chapa de Jair Bolsonaro (PSL), general Hamilton Mourão (PRTB), deu mais uma declaração polêmica neste sábado (6), véspera das eleições. O fato aconteceu em conversa com jornalistas ao desembarcar no aeroporto de Brasília. Ele também era esperado no local por um de seus filhos e um dos netos.
Ao elogiar o neto, Mourão afirmou que ele representava o “branqueamento da raça”. “Gente, deixa eu ir lá que meus filhos estão me esperando. Meu neto é um cara bonito, viu ali. Branqueamento da raça”, afirmou no fim da conversa, às gargalhadas.
O filho que estava presente declarou que a família iria para casa descansar e votaria pela manhã. Mourão disse estar confiante em uma vitória de Bolsonaro em primeiro turno devido a “uma onda crescente de apoio” ao ex-capitão do Exército.
- Bolsonaristas atacam Exército após publicação na posse de Lula
- Bolsonaro finalmente se manifesta sobre atentado em Brasília
- Mãe de menino que teve rosto tatuado em desconhecido sofre ataque racista
- Bonner dá alfinetada em pedido do PL para anular 250 mil urnas das eleições
“A gente anda pela rua e vê as pessoas falando. E poucos estão contra”, afirmou, complementando que, se houver segundo turno, Bolsonaro deve participar dos debates. Ele justificou a ausência do candidato pela impossibilidade de falar por mais de 15 minutos. Questionado pelos repórteres sobre o fato de Bolsonaro ter concedido três entrevistas com mais de 15 minutos, Mourão o defendeu. “Sentado é diferente. Outra coisa é a tensão de debate. Muitas vezes, a emoção pode aflorar e não é bom.”
Sobre um eventual segundo turno, Mourão ainda afirmou que Fernando Haddad (PT) seria o melhor a ser enfrentado. “Lógico. Eu sou do Exército, vocês sabem disso. A Infantaria tem um ditado que diz o seguinte: o que vier nós traça [sic].”
Acompanhe outros conteúdos ligados às eleições deste ano nesta página especial