Vice de Bolsonaro diz que país herdou a ‘malandragem’ do negro

O general Hamilton Mourão participou de seu primeiro evento público como postulante à vice-presidência da República

Por: Redação | Comunicar erro
Jair Bolsonaro e seu candidato a vice, genral Hamilton Mourão
Crédito: ReproduçãoHamilton Mourão foi anunciado como vice de Jair Bolsonaro no domingo, 5

Em seu primeiro evento público como postulante à vice-presidência da República na chapa com Jair Bolsonaro (PSL-RJ), o general da reserva Hamilton Mourão afirmou que o Brasil herdou a “indolência” dos povos indígenas e a “malandragem” dos negros africanos.

A fala de Mourão foi proferida durante participação em uma reunião-almoço da Câmara de Indústria e Comércio de Caxias do Sul, cidade da Serra Gaúcha.

O candidato a vice criticou ainda o que ele chamou de “complexo de vira-lata” que acomete o povo brasileiro e, ao se referir à “malandragem” dos africanos, Hamilton Mourão pediu desculpas ao vereador Edson da Rosa (MDB), que é negro, e também compunha a mesa de autoridades presentes no evento.

“E o nosso Brasil? Já citei nosso porte estratégico. Mas tem uma dificuldade para transformar isso em poder. Ainda existe o famoso complexo de vira-lata aqui no nosso país, infelizmente”, iniciou ele.

“Nós temos que superar isso. Está aí essa crise política, econômica e psicossocial. Temos uma herança cultural, uma herança que tem muita gente que gosta de privilégio. Mas existe uma tendência do camarada querer aquele privilégio para ele. Não pode ser assim. Essa herança do privilégio é ibérica”, continuou o general.

“Temos uma certa herança da indolência, que vem da cultura indígena. Eu sou indígena. Meu pai é amazonense. E a malandragem, Edson da Rosa [vereador negro], nada contra, mas a malandragem é oriunda do africano. Então, esse é o nosso cadinho cultural. Infelizmente gostamos de mártires, líderes populistas e dos macunaímas”, completou Mourão.

Em outros pontos de seu discurso, Hamilton Mourão afirmou que “intervenção militar não é varinha mágica” e se mostrou favorável à democracia.

1 / 8
1
03:02
Empresas usaram disparos no WhatsApp durante eleição de Bolsonaro
Uma reportagem publicada pela Folha de S. Paulo mostra que empresas brasileiras contrataram uma agência de marketing na Espanha para …
2
01:49
Senado diz não e derruba o decreto de armas de Bolsonaro
O Senado votou na terça-feira, 18, o parecer que pede pela suspensão dos decretos que flexibilizam o porte e a …
3
03:54
Bancada do PSL passa vergonha ao convocar e desconvocar Glen Greenwald
O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) apresentou na quarta-feira, dia 12, um requerimento na Comissão de Segurança Pública da Câmara …
4
03:48
O melhor jornal do mundo faz a pior reportagem para Bolsonaro
Essa é a pior reportagem já publicada num jornal estrangeiro contra Jair Bolsonaro. Por dois motivos: saiu no mais importante …
5
03:47
A estranha conexão entre o caso Najila Trindade e Sérgio Moro
O jornalista Gilberto Dimenstein publicou em sua coluna no site Catraca Livre um texto em que conecta dois casos de …
6
03:04
Entendas os possíveis impactos do vazamento das mensagens de Moro
O site The Intercept Brasil divulgou trechos de mensagens trocadas entre o então juiz Sérgio Moro, atual ministro da Justiça, …
7
02:00
Tire todas as dúvidas sobre a doação de sangue
O frio chegou para te lembrar sobre a importância de doar sangue. Uma simples doação pode ajudar até quatro pessoas! Durante …
8
02:58
O que revela a foto de Bolsonaro ao lado de Neymar
O presidente Jair Bolsonaro postou uma foto ao lado de Neymar após o amistoso entre Brasil e Qatar, que aconteceu …