Vídeo em stop motion retrata a arte do bairro de São Francisco
Projeto "StEp Motion- Impressões Visuais de um Caminho" foi realizado com mais de 700 fotos
Quem já andou pelas ruas do bairro de São Francisco sabe a lindeza que é! Um dos mais antigos – e fascinantes – bairros de Curitiba abriga, além das construções do Setor Histórico e das praças Garibaldi e João Cândido, muita arte urbana em seus muros, formando um belo contraste entre o clássico e o contemporâneo.
Pensando nisso, a estilista, figurinista e estudante de artes visuais Sóluá Carneiro encontro uma maneira bem original de homenagear este pedacinho da cidade.
Como parte do projeto “StEp Motion – Impressões Visuais de um Caminho”, a artista tirou mais de 700 fotos em seu passeio pelo bairro e agregou tudo num vídeo em stop motion (técnica de animação). O nome vem do trocadilho com stop motion e os passos (step, em inglês), presentes no decorrer do vídeo.
- Sesc Santo André exalta a potência feminina na arte dos HQs
- Santo André oferece 760 vagas gratuitas para oficinas culturais
- Férias em SP: curta com muita diversão e preços acessíveis
- Pré-Conferências discutem novo Plano Municipal de Cultura em São Caetano
Segundo ela, “A ideia foi captar e registrar artes urbanas, imagens pictóricas e a arquitetura do histórico bairro São Francisco em Curitiba”. Sua intenção com o vídeo é fazer um convite a um passeio pelas belas ruas da cidade, repletas de cores, formas, movimentos, texturas e livres expressões artísticas.
Solúa adianta que serão realizados mais três vídeos com a mesma temática em São Paulo, em Buenos Aires, na Argentina, e em Santiago, no Chile. O material será objeto de estudo para o seu Trabalho de Conclusão de Curso da faculdade, que consistirá em análises históricas, semióticas, culturais, contextuais e poéticas das imagens registradas.
Ficou curioso? Confira o resultado:
https://vimeo.com/118496471