Vídeo mostra como seria se os pais fossem cobrados como as mães
Depois do sucesso do vídeo “Coisas que as mães estão cansadas de ouvir”, o canal DRelacionamentos lançou mais um vídeo que traz como foco a criação dos filhos. O vídeo “Se os pais fossem cobrados como as mães, como seria?“, o grupo de humor ironiza as frases que as pessoas frequentemente dizem às mulheres em relação à maternidade. São críticas e julgamentos que responsabilizam unicamente a mulher pelo cuidado com as crianças.
A proposta é mostrar na prática como algumas frases que as mulheres sempre ouvem, quando dirigidas ao homem, perdem completamente o sentido. “Você já vai voltar a trabalhar? E a sua filha?”, “Ela te ajuda tanto com o bebê! Aceita até trocar a fralda?” ou “Nossa, vocês homens nascem com instinto para a paternidade, é um dom. Mulher não tem jeito pra isso”.
Afinal, se só parece “natural” para uma mulher escutar comentários desse tipo, é em função de toda uma construção desigual dos papéis dos homens e das mulheres na sociedade. Por isso, muito mais do que uma peça de humor, o vídeo é uma discussão sobre a distinção de gênero na divisão de cuidados do filho e uma crítica à imagem idealizada da maternidade. Assista:
- 7 pontos para entender o que acontece nas primeiras horas de vida do bebê
- 5 ações para apoiar pais e mães no ambiente de trabalho
- Mães e pais estudantes terão prazos estendidos para conclusão de cursos
- Maternidade real: 13 perfis de mães para seguir no Instagram
Leia mais: