Vídeo mostra cordeiro sendo jogado de helicóptero e causa revolta
O animal caiu dentro da casa de um empresário argentino
Um vídeo causou revolta nas redes sociais por mostrar um cordeiro morto sendo jogado de um helicóptero dentro da piscina da casa de um empresário argentino. Nas imagens, é possível ouvir a risada de uma pessoa no momento da queda da carcaça do animal.
De acordo com informações do jornal La Nación, a residência pertence ao empresário Federico Álvarez Castillo, dono de uma grife de roupas, e está localizada em José Ignacio, no Uruguai. Ele estava dentro do local, acompanhado pela esposa, a modelo Lara Bernasconi.
Em meio à repercussão do vídeo, internautas chegaram a afirmar que o ocorrido foi armação de Castillo, mas ele negou a acusação por meio de um post no Instagram. Segundo o empresário, foi apenas um episódio de mau gosto.
- Pomba pintada para chá revelação morre intoxicada
- Vídeo mostra motoboy sendo vítima de ataque racista de cliente no Acre
- Vídeo: Cunhado de Carlinhos Maia é acusado de maus tratos com animais
- Flordelis é condenada a 50 anos de prisão por homicídio
“Em virtude do vídeo que circula nas redes sociais, quero repudiar esse ato de vandalismo do qual minha família e eu fomos vítimas e esclarecer que, no momento do incidente, estávamos dentro de casa quando ouvimos um barulho alto no jardim. Ao sair, percebemos o ato horroroso que nos levou a uma grande perplexidade por uma piada de muito mau gosto. Por esse motivo, repudiamos esse tipo de ação e estamos trabalhando para esclarecer essa situação imediatamente”, declarou.
Como denunciar maus-tratos
No caso do Brasil, a denúncia de maus-tratos contra animais pode ser feita nas delegacias comuns ou nas especializadas em meio-ambiente ou animais. Também se pode denunciar diretamente no Ministério Público ou no IBAMA.
Como proceder nas delegacias
Cabe à autoridade policial receber a denúncia de maus-tratos aos animais e fazer o boletim de ocorrência. Assim que o escrivão ouvir seu relato sobre o crime, a ele cumpre instaurar inquérito policial ou lavrar Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).
Tente descrever com exatidão os fatos ocorridos, o local e, se possível, o nome e endereço do(s) responsável(s).
Também procure levar, caso haja possibilidade, alguma evidência, como fotos, vídeos, notícias de jornais, mapas, laudo ou atestado veterinário, nome de testemunhas e endereço das mesmas.
Quanto mais detalhada a denúncia de maus-tratos, melhor.
Como proceder no Ministério Público
O Ministério Público tem autoridade para propor ação contra os que desrespeitam a Lei de Crimes Ambientais. Sendo assim, pode-se fazer a denúncia diretamente no MP, o que agiliza muito o processo.
Na cartilha de Defesa dos Animais, do Ministério Público, você pode conferir como fazer a denúncia de maus-tratos aos animais diretamente ao órgão.
Ibama
As denúncias de podem ser feitas pelo telefone 0800 61 8080 (gratuitamente) ou pelo e-mail para [email protected].
O IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) as encaminhará para a delegacia mais próxima onde ocorreu a violência contra o animal.
Vale ressaltar que o autor do processo judicial será o estado e não você. Sendo assim, não tema denunciar. As organizações não-governamentais possuem um papel importante e insubstituível na sociedade, mas é imprescindível que você exerça a sua cidadania.
Não se cale frente aos maus-tratos aos animais e ao meio ambiente, e exija das autoridades responsáveis às providências previstas por lei.
Lutar contra o crime de violência contra os animais é exercer sua cidadania!