Vídeo mostra tigre deprimido andando em círculos em zoológico
Especialistas chamam essa condição de zoocrosis
Um vídeo terrível filmado no zoológico de Pequim mostra um tigre preso em um pequeno recinto andando em círculos, claramente sob estresse intenso. Imagens de animais aprisionados em zoos apresentando comportamentos repetitivos são, infelizmente, muito comuns.
Especialistas chamam essa condição de zoocrosis, termo criado em 1992 por Bill Travers que caracteriza os comportamentos obsessivos exibidos por animais mantidos em cativeiro.
O vídeo foi feito enquanto o zoológico ainda estava aberto para exibição e é possível ouvir comentários do público como “o tigre parece deprimido” e “não há espaço suficiente, ele está doente, mentalmente doente”.
- Golfinhos ‘sorriem’ quando estão brincando, revela a ciência
- Cães pintados de pandas chamam atenção na China; zoológico tem sido muito criticado
- Proteção animal: pesquisa revela que a indústria de carne suína não respeita o bem-estar dos bichos
- Mulher é presa por maus-tratos de 53 cães no ES
Após a repercussão das imagens, o zoológico não negou a existência do problema, mas se limitou a afirmar que o vídeo foi feito há pelo menos 30 dias, porque desde os primeiros indícios de estresse o animal foi retirado de exibição.
Confira o final desta história e outras notícias inspiradoras sobre animais na ANDA (Agência de Notícias de Direitos Animais).
10 motivos para não visitar aquários ou zoológicos
Fizemos uma lista com 10 motivos para não ir a aquários, zoológicos ou qualquer local que use animais confinados como entretenimento. Confira:
- Já parou para pensar no tamanho da sacanagem que é tirar um animal selvagem da natureza para que ele sirva de atração turística?
- Isso também não ajuda a preservar a espécie, pois animais em cativeiro têm muita dificuldade em se reproduzir.
- Retirar indivíduos de espécies ameaçadas de seu habitat natural sob o pretexto de protegê-los também prejudica os animais que permanecem na natureza pois a diversidade genética diminui, comprometendo ainda mais a espécie.
- Apesar dos programas de conservação e proteção, são raros os casos de animais que são devolvidos à natureza por aquários, zoológicos e circos.