Vídeo registra PMs agredindo jovens dentro de escola em São Paulo
As agressões ocorreram dentro da Escola Estadual Emygdio de Barros, na zona oeste
Policiais militares foram flagrados agredindo dois jovens em uma escola no Jardim Bonfiglioli, na zona oeste de São Paulo. O caso ocorreu na noite desta terça-feira, 18, na Escola Estadual Emygdio de Barros.
Nos vídeos que circulam nas redes sociais é possível ver um dos PMs dominando um rapaz com uma gravata. Em outro, um dos jovens recebe um soco no rosto, enquanto outro policial vem por trás e dá uma rasteira do rapaz, que cai e ainda recebe um chute nas costas.
As imagens também mostram os PMs apontando a arma para os estudantes que gravavam a abordagem truculenta.
- USP oferecerá 83 cursos online gratuitos na área de humanidades; saiba como se inscrever
- Confira os shows nos Sesc’s do ABC Paulista em Janeiro
- Ansiedade social: os sinais que podem estar mais próximos do que você imagina
- Entenda como a falta de vitamina A pode afetar drasticamente o seu dia a dia
De acordo com o G1, os estudantes foram detidos por desacato e encaminhados ao 91° Distrito Policial, na Vila Leopoldina. Os PMs envolvidos e a direção de ensino também foram ouvidos.
Em nota, a Secretaria da Segurança Pública disse que vai analisar as imagens e adotar as medidas cabíveis. A Secretaria Estadual da Educação também afirmou que apura o caso e colabora com as investigações.
A Ouvidoria da Polícia informou que pediu à Corregedoria da Polícia Militar para afastar os policiais que aparecem nos vídeos.
Seja por meio de órgãos públicos ou plataformas digitais, confira dicas sobre como denunciar violência policial:
Disque 100
Canal de comunicação que possibilita conhecer e avaliar a dimensão da violência contra os direitos humanos e o sistema de proteção, bem como orientar a elaboração de políticas públicas.
Ouvidoria de Polícia
Recebe denúncias contra policiais militares e civis que, eventualmente, tenham cometido atos arbitrários ou ilegais; Faz a apuração das queixas. A denúncia pode ser feita anonimamente, por meio de carta e-mail ou telefone.
Em São Paulo, por exemplo, a denúncia pode ser feita até online.
Corregedoria da Polícia Civil e da Polícia Militar
Criado para apurar desvio de conduta policial, órgão pode instaurar inquérito policial quando o crime é cometido por agentes de segurança e, neste caso, encaminhado à justiça comum.
Ministério Publico – MP
Tem como função processar infratores e fiscalizar ações de órgãos públicos envolvidos em investigação criminal, como polícia e órgãos de perícia.
DefeZap
Desenvolvido em 2016 pelas organização Nossas, a plataforma tem como objetivo dar visibilidade à questão da segurança pública e defesa dos direitos humanos.
A plataforma recebe denúncias de violência policial, realiza apurações preliminares e encaminha casos aos órgãos competentes. Conheça a plataforma.
Para mais informações, clique aqui.