Vídeos das enchentes em Belo Horizonte mostram a tragédia em MG
De acordo com a Defesa Civil estadual, 52 pessoas morreram e mais de 30 mil estão desabrigadas
Os temporais que vêm castigando o estado de Minas Gerais provocaram 52 mortes, conforme mais recente boletim divulgado pela Defesa Civil estadual, com informações compiladas até o início da noite de hoje (28). As fatalidades ocorreram em 16 cidades, sendo o maior número em Belo Horizonte (13). Todas as informações são da reportagem de Jonas Valente, da Agência Brasil.
A principal causa dos óbitos foram situações de desabamento, desmoronamento e soterramento, com 42 casos. Oito pessoas faleceram após serem arrastadas pelas águas, enquanto outros dois episódios ocorreram em razão de afogamentos. Do total, 26 aconteceram na Região Metropolitana de Belo Horizonte e 26, em cidades do interior.
Uma pessoa ainda está desaparecida, no município de Conselheiro Lafaiete. Outros 65 estão feridos e foram encaminhados para hospitais nas respectivas cidades.
- Instituto ligado ao Senai oferece estágio com bolsas de R$ 2 mil
- IFSuldeMinas abre 750 vagas em dois cursos gratuitos
- Bateu o tédio do roteiro comum? 3 passeios alternativos em Belo Horizonte
- 3 lugares fora do óbvio para viajar no Nordeste e aproveitar o verão
O número de pessoas afetadas subiu de 18.111 para 33.408 entre segunda, 27, e terça, 28. Os desalojados totalizam 28.893, enquanto os desabrigados chegaram a 4.397. Os desalojados são as pessoas que tiveram de deixar suas casas mas que não necessariamente precisa do auxílio do governo. Já os desabrigados são pessoas que perderam seus lares e necessitam de auxílio do Poder Público.
O número de municípios em situação de emergência decretada pelo estado permanece o mesmo desta segunda-feira, 101. Em 20 municípios, a emergência foi disparada pelas prefeituras. Três cidades permanecem em estado de calamidade pública: Orizânia, Ibirité e Catas Altas.
O governo de Minas Gerais anunciou nesta semana a liberação de R$ 3,4 milhões para assistência aos afetados pelas chuvas. Parte dos recursos será destinada ao pagamento do Piso Mineiro de Assistência Social Fixo, que começou a ser pago hoje, incluindo antecipação das parcelas de fevereiro e março.
Nas redes sociais, internautas registraram momentos de muito desespero na capital mineira e arredores. A tragédia das enchentes no estado tem sido mostrada em vídeos perturbadores.
As imagens são fortes.