Virada Sustentável convida paulistanos a viverem a cidade de forma mais saudável e prazerosa

O evento acontece entre 6 e 9 de junho em mais de 100 localidades

27/05/2013 13:41 / Atualizado em 04/05/2020 11:47

Devido às diferentes clausuras que a vida urbana proporciona, parte dos moradores de cidades como São Paulo tem dificuldade para enxergar que levar uma vida mais sustentável não se trata apenas de preservar o meio ambiente ou cuidar de animais abandonados. É possível tornar a cidade menos nociva a si mesma apenas com algumas mudanças cotidianas. E é essa a ideia que tenta passar a Virada Sustentável, evento que toma conta da cidade no começo de junho.

O Movimento 90º, que propõe uma ocupação dos espaços urbanos com jardins verticais, é um dos grupos que vão estar presentar na programação da Virada Sustentável.
O Movimento 90º, que propõe uma ocupação dos espaços urbanos com jardins verticais, é um dos grupos que vão estar presentar na programação da Virada Sustentável.

Chegando a sua terceira edição, a virada promete ocupar com mais de 600 atrações áreas como parques, praças, escolas e centros culturais. A proposta dos quatro dias de evento, de 6 a 9 de junho, é mostrar à população um lado positivo da sustentabilidade. “Um evento desse tipo não funciona se a preocupação com o meio ambiente for passada para o cidadão como uma série de coisas que ele não pode fazer”, explica André Palhano, um dos criadores da Virada. “É por isso que as atividades querem propor alternativas às pessoas, coisas que elas podem começar a fazer de diferente”, conclui.

Uma das atividades, por exemplo, propõe que jovens e adultos façam uma troca de brinquedos e de experiências, aprendendo como brincam as crianças de diferentes regiões do mundo. Outra promove um encontro entre a população e vários coletivos que pensam em propostas de reurbanização e melhor aproveitamento dos espaços urbanos.

Para o secretário estadual do meio ambiente, Bruno Covas, o evento é uma oportunidade para que os paulistanos aprendam enquanto ocupam os espaços da cidade. “A reeducação ambiental, a mudança de hábitos, é um passo fundamental para que se resolvam outras questões da sociedade”, disse. “É por isso que é importante que os parques e praças estejam abertos para um evento que tem essa proposta e é organizado pela própria sociedade civil”, afirma Covas.

As palestras, rodas de conversa, jardinagens, piqueniques, pedaladas, contação de histórias e tudo mais que completa a programação pode ser conferido no site oficial da Virada Sustentável. Na página estará disponível em breve um mapa  interativo com as atrações separadas por tema e localidade. Basta entrar e se programar para viver a cidade de forma mais prazerosa, mesmo que por quatro dias.