Virada Sustentável: passeio por pontos ecológicos, exposições e outras atividades no extremo sul de São Paulo
Entre as atividades, passeios por pontos ecológicos, oficinas para captação da água da chuva e reforma de carroças de catadores de recicláveis
Uma das novidades da Virada Sustentável 2014 são as atividades no extremo sul de São Paulo. Com curadoria do Imargem, coletivo do Grajaú, a programação terá atividades de agricultores, artistas, guaranis e coletivos de comunicação.
Veja as atrações:
Rolê pelo extremo sul
- Veio para São Paulo no feriadão? Então conheça 10 museus na cidade que dá para visitar usando apenas o metrô
- Bordados de Música com Ana Maria Carvalho no Sesc São Caetano
- Sesc São Caetano Promove Atividades Sustentáveis em Prol do Meio Ambiente
- Celebração do “agosto indígena” no Sesc São Caetano honra a cultura e sabedoria dos povos originários
No dia 31 de agosto, às 8h30, com ponto de encontro na Casa de Cultura Palhaço Carequinha (Rua Professor Oscar Barreto Filho, 50 – Grajaú), acontece o “Rolê monitorado para a Virada Sustentável no extremo sul”.
Trata-se de uma saída de ônibus por pontos estratégicos para a sustentabilidade da região: como Aldeia indígena guarani Tenondé Porã; Sítio Boa Nova – produção de agricultura orgânica; Parques Naturais de compensação do Rodoanel; Ilha do Bororé (Igrejinha São Sebastião de 1904), Bar antigo da Dona Nadir e mural produzido pelo Imargem; Casa Ateliê Galeria Daki; terminando no aniversário de 9 anos do Pagode da 27.
Exposição fotográfica Guaira Maia
No dia 28 de agosto, às 19h, acontece a “Exposição Entre a Cidade e a Floresta”, da fotógrafa Guaira Maia. Ela documentou comunidades tradicionais nas Áreas de Proteção Ambiental do município de São Paulo.
A exposição acontece na Casa de Cultura Palhaço Carequinha (Rua Professor Oscar Barreto Filho, 50 – Grajaú).
Mais informações aqui.
Oficina Repórter da Quebrada
A Oficina Repórter da Quebrada acontece no dia 31 de agosto, às 9h, no EE Condomínio Carioba Recanto Marisa Rua Quatro, 100 – Grajaú. A ideia é mesclar teoria e prática da produção jornalistica.
Mais informações no link.
Exposição
As obras dos artistas Casulo, Everaldo Costa, Harry Borges, Will Mangraff e Ricardo Negro compõem a Exposição Everaldo e Casulo.
Ela tem início no dia 30 de agosto, às 20h, no Ateliê Daki, local de encontro de novos artistas da região.
Intervenção – Alexandre Orion
No dia 28 de agosto, às 10h, o artista Alexandre Orion fará uma intervenção mural na empena do CEU Navegantes (Rua Maria Moassab Barbour, s/n – Cantinho Do Céu). Ele utiliza tintas e pigmentos produzidos com as fuligens retiradas dos túneis da cidade.
Informações.
Oficina de Cisterna
No dia 29 de agosto, às 14h, na Casinha Vento em Popa Rua 9 de Setembro, 88 – Jardim Gaivotas – Grajaúacontecerá a Oficina de Cisterna, na qual os participantes aprenderão a construir uma cisterna de baixo custo para aproveitamento da água da chuva.
Parque Lago Azul
Visando promover uma ocupação cultural, uma série de atividades vão ser realizadas no Parque Linear Cantinho do Céu, conhecido como Parque Lago Azul (Rua Falcão Negro, s/n – Lago Azul – Grajaú) no dia 30 de agosto, às 9h.
Programação:
9h às 20h – Bazar de troca e venda de sabonetes artesanais (Coletivo Transação);
9h às 12h – Projeto Café com Bolachas (Grupo Revolusom), piquenique e oficina de grafite (grupo O.C.A do Lago Azul);
14h – Expresso Perifa; 16h – Peça “Tudo está organizado para que nada aconteça” (Cia Humbalada de Teatro);
17h – Expresso Perifa e convidados;
20h – Cultura Hip Hop e cultura do Xadrez (coletivo Xemalami);
21h – banda, jazz, rap e interações com MC’s (grupo Rap Enter).
Intervenção Pimpex com Thiago Mundano
No dia 30 de agosto, às 13h, no Parque Lago Azul Rua Falcão Negro, s/n – Lago Azul – Grajaú, o artista Thiago Mundano vai levar o seu projeto Pimp My Carroça para a zona Sul.
A ideia é reformar e pintar as carroças dos catadores de resíduos recicláveis da região.