Vítima de estupro coletivo no Piauí reconhece agressores em vídeo
O caso é o terceiro no estado em menos de um mês
Com informações do G1
Uma jovem de 21 anos foi vítima de estupro coletivo dentro de um carro na cidade de Sigefredo Pacheco, região norte do Piauí, no último dia 3 de junho. Após um vídeo do crime ser divulgado nas redes sociais, a mulher reconheceu três dos quatro homens que aparecem nas imagens. Este é o terceiro caso de estupro coletivo ocorrido no estado em menos de um mês.
De acordo com a advogada Josefa Miranda, a jovem só teve o conhecimento da violência sofrida após comentários de que imagens delas circulavam pelo WhatsApp. O caso passou a ser investigado pela Polícia Civil do Piauí nesta segunda-feira, dia 13, depois que o vídeo vazou. Nele, os agressores aparecem tocando a vagina da vítima, que está desacordada.
- 73% das brasileiras temem assédio no carnaval. Saiba como se proteger
- 9 lançamentos da Netflix desta semana que você ainda não viu
- Série espanhola da Netflix retrata caso revoltante de violência sexual
- 51 novidades chegam na Netflix em maio; veja lista completa
Devido à ausência de escrivães na cidade onde mora, a vítima teve dificuldades para formalizar a denúncia e o boletim de ocorrência foi registrado em Campo Maior, distante 80 km da cidade onde o crime ocorreu. Para a advogada, mais homens teriam participado do estupro. A defesa da jovem aguarda a condução da investigação, mas ressalta que há provas suficientes para incriminar os suspeitos.
A delegada Anamelka explica que o crime de estupro é configurado por ato sexual e/ou libidinoso sem o consenso da vítima. “Para existir estupro não precisa ter havido conjunção carnal. O ato libidinoso sem a autorização da pessoa é crime. No caso, a jovem está desacordada e não tem discernimento sobre o que está acontecendo, ou seja, o consentimento está comprometido”.
Outros casos
Em menos de um mês, outros casos de estupro coletivo ocorreram no estado. O mais recente foi em Pajeú do Piauí na terça-feira, dia 7. Uma menina de 14 anos foi violentada por quatro rapazes, sendo três adolescentes e um maior de idade. A mãe da vítima flagrou o ato, que aconteceu no banheiro de um ginásio poliesportivo.
No dia 20 de maio, uma adolescente de 17 anos foi encontrada desacordada e amarrada com uma de suas peças de roupa em Bom Jesus, Sul do estado. Após a denúncia, quatro garotos um jovem de 18 anos estão sendo investigados por suspeita de estupro.
Já em maio de 2015, quatro adolescentes foram brutalmente agredidas, estupradas e arremessadas do alto de um penhasco na cidade de Castelo do Piauí. Quatro menores foram apreendidos e um maior de idade preso suspeito de participação no crime.