Volkswagen admite fraudes em testes de emissão de poluentes
A Volkswagen admitiu usar softwares nos carros a diesel para burlar os testes de emissões de poluentes nos Estados Unidos e também na Europa. De acordo com a empresa, há 11 milhões de carros no mundo com esse sistema, emitindo acima dos limites máximos. As informações são do ‘Greenpeace Brasil‘.
O governo brasileiro segue um modelo de desenvolvimento baseado no sistema rodoviário, o que traz consequências nas grandes cidades, com níveis de emissões de poluentes atmosféricos e de gases de efeito estufa alarmantes. De 1990 a 2012, o setor de transporte aumentou em 143% o número de emissões de gases de efeito estufa.
De acordo com um estudo da COPPE/UFRJ, encomendado pelo Greenpeace, as emissões veiculares em 2030 poderiam ser 24% menores do que as atuais se houvesse padrões de eficiência energética rígidos no Brasil. No entanto, isso não tem sido prioridade da indústria automobilística e do governo federal.
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O Greenpeace reforça que a melhor forma para reduzir o problema das emissões no Brasil é por meio de uma política voltada para o transporte público e não motorizado, com cidades feitas para pessoas, e não para carros. O automóvel não apenas tira o espaço das pessoas nas cidades, mas também contribui para a baixa qualidade do ar.