Voluntários se mobilizam para salvar animais em Brumadinho
Saiba como ajudar mesmo à distância
O imenso lamaçal que soterrou casas e pessoas em Brumadinho, Minas Gerais, também encobriu muitos animais. Neste sábado (26) várias entidades e voluntários começaram o trabalho de resgate de vacas, cavalos, cães, gatos e outras espécies.
A ativista Luisa Mell usou seu perfil no Instagram para pedir a seus seguidores que a ajudem a pressionar a Vale a contratar equipes especiais para retirar os animais da lama. De acordo com pessoas que estão na área da tragédia, ainda há vários vivos.
Ela também avisou que a equipe do seu instituto está a caminho com veterinários para ajudar. “Faremos uma grande arrecadação em breve como fizemos em 2015 para Mariana! Mas agora exigimos que a Vale contrate equipes para resgatar estes animais com toda a estrutura necessária imediatamente”, publicou.
Além do Instituto Luisa Mell, vários grupos de proteção animal, como Brigada Animal, Veterinários na Estrada, Movimento Mineiro pelos Direitos Animais já estão se dirigindo até o local.
A Anclivepa Minas (Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais) está organizando o voluntariado de médicos veterinários no resgate. O trabalho é cadastrar clínicas veterinárias que se disponibilizam a receber os bichos retirados da lama. Neste momento, eles precisam de toda e qualquer ajuda, como medicamentos e ração. O contato pode ser feito pelo número (31) 98491-0648.
A ANDA produziu uma matéria contando de que maneira é possível ajudar a salvar os animais vítimas desse crime ambiental em Brumadinho. Veja aqui a lista completa de medicamentos que as equipes estão precisando e os pontos de entrega em MG e em outros estados.