Voluntários se mobilizam para salvar animais em Brumadinho
Saiba como ajudar mesmo à distância
O imenso lamaçal que soterrou casas e pessoas em Brumadinho, Minas Gerais, também encobriu muitos animais. Neste sábado (26) várias entidades e voluntários começaram o trabalho de resgate de vacas, cavalos, cães, gatos e outras espécies.
A ativista Luisa Mell usou seu perfil no Instagram para pedir a seus seguidores que a ajudem a pressionar a Vale a contratar equipes especiais para retirar os animais da lama. De acordo com pessoas que estão na área da tragédia, ainda há vários vivos.
Ela também avisou que a equipe do seu instituto está a caminho com veterinários para ajudar. “Faremos uma grande arrecadação em breve como fizemos em 2015 para Mariana! Mas agora exigimos que a Vale contrate equipes para resgatar estes animais com toda a estrutura necessária imediatamente”, publicou.
- Cientistas criam mochilas para bebês tartarugas em um estudo
- Perfis para entender como surgem as enchentes que assolam o RS
- Conheça 3 projetos sociais para ser voluntário
- Veja dicas para economizar na conta de energia
Além do Instituto Luisa Mell, vários grupos de proteção animal, como Brigada Animal, Veterinários na Estrada, Movimento Mineiro pelos Direitos Animais já estão se dirigindo até o local.
A Anclivepa Minas (Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais) está organizando o voluntariado de médicos veterinários no resgate. O trabalho é cadastrar clínicas veterinárias que se disponibilizam a receber os bichos retirados da lama. Neste momento, eles precisam de toda e qualquer ajuda, como medicamentos e ração. O contato pode ser feito pelo número (31) 98491-0648.
A ANDA produziu uma matéria contando de que maneira é possível ajudar a salvar os animais vítimas desse crime ambiental em Brumadinho. Veja aqui a lista completa de medicamentos que as equipes estão precisando e os pontos de entrega em MG e em outros estados.