Wikipedia entra na guerra contra notícias falsas
As notícias falsas estão por toda a parte e são uma grande praga da internet. Vários veículos, incluindo o Catraca Livre, e gigantes da comunicação e internet como Google e Facebook têm lutado contra a disseminação de boatos que se espalham rapidamente visando lucro ou fins políticos, denegrindo pessoas e instituições.
O Wikipedia acaba de se juntar à luta contra as notícias falsas. Fundador da enciclopédia virtual, Jimmy Wales anunciou nesta terça-feira, 25, o lançamento de uma ferramenta que deverá combater boatos, o jornal online Wikitribune, a ser lançado em maio.
A nova plataforma terá acesso gratuito e nenhuma propaganda, dependendo totalmente de seus leitores para funcionar e ser financiada. O site reunirá jornalistas profissionais e uma comunidade de voluntários para produzir notícias e reportagens. A veracidade das reportagens, enquanto isso, será verificada pela própria comunidade, já que todo material usado como fonte também estará disponível para consulta.
- Bolsa Família: notícia falsa sobre benefício adicional circula na web
- Governo desmente notícia falsa sobre saque total do FGTS
- A MELHOR notícia para quem aguarda perícia no INSS acaba de chegar
- Projeto da UFRJ de combate às notícias falsas recebe investimento
“O jornalismo está quebrado, mas nós descobrimos como consertá-lo”, afirmou Wales em um vídeo promocional publicado na página inicial do site. No vídeo, o executivo argumenta que as pessoas esperam acessar reportagens de graça na internet, enquanto os sites de noticias dependem dos cliques e dinheiro dos anúncios. “Isso é um problema porque anúncios são baratos, a competição por cliques é feroz e porque fontes de notícia de baixa qualidade estão por todo lado”, disse Wales.
- Leia mais: