Workshop reúne mulheres para promover empoderamento e liderança
Realizado pela Change.org, este é o terceiro workshop do programa "Elas Mudam o Mundo"
A Change.org, maior plataforma de abaixo-assinados online do Brasil e do mundo, realizará nesta terça e quarta-feira, dias 27 e 28 de agosto, o terceiro workshop do programa de empoderamento de mulheres, “Elas Mudam o Mundo”. A oficina será direcionada a estudantes universitárias e acontecerá na Faculdade Cásper Líbero, na Avenida Paulista, em São Paulo, em parceria com o coletivo formado pelas alunas da instituição, o Frente Feminista Casperiana Lisandra.
O programa internacional de empoderamento feminino, já realizado na Índia, México e Argentina, tem o objetivo de fomentar a voz das mulheres, treiná-las para o uso da ferramenta tecnológica de petições online, além de apresentar meios de conexão com o poder público.
O workshop contará com uma roda de debate e bate-papo entre mulheres que já utilizaram a plataforma para criar mobilizações e liderar causas vitoriosas. A ideia é propiciar a troca de vivências e visão de mundo sobre questões relacionadas ao empoderamento da mulher na busca de transformação social. A oficina terá, ainda, uma sessão de exercícios práticos, na qual as participantes poderão criar suas próprias campanhas online.
- Filha de sacoleira, empresária cria projeto para dar oportunidade a meninas periféricas
- Curso de Liderança para Mulheres com Deficiência oferece últimas vagas de 2024
- Inscrições abertas para curso gratuito para mulheres com deficiência
- Curso de liderança para mulheres com deficiência abre inscrições
O debate terá questões levantadas pelas próprias participantes, líderes de campanhas e também por convidadas especiais, como a jornalista e apresentadora do podcast feminino “Elas com Elas”, Gabriela Mayer, que participa no primeiro dia, e a também jornalista, empreendedora social e criadora do projeto Plano de Menina, Viviane Duarte, que estará no segundo.
Neste ano, “Elas Mudam o Mundo” já realizou duas oficinas nas quais estudantes secundaristas e mulheres líderes de comunidades e representantes e coletivos se inspiraram por histórias de campanhas vitoriosas e aprenderam a utilizar a plataforma de petições online como instrumento de empoderamento e mecanismo de transformação social.
Em 2018, o programa, ainda em formato de projeto-piloto, foi intitulado “Violências Invisíveis” e treinou 60 mulheres da periferia a identificar situações de violência de gênero.
Nas oficinas realizadas até hoje surgiram mobilizações sobre os mais diversos temas, como saúde, violência, igualdade de gênero, direito das mulheres, entre outras causas.
Veja a seguir algumas histórias de mulheres que usaram a plataforma de petições online para se tornarem líderes de campanhas e criar mobilização em torno das causas em que acreditam:
- Universitária conquista 103 mil apoiadores por iluminação pública na periferia;
- Secundaristas pedem lista de livros da Fuvest mais igualitária na questão de gênero;
- Easy Táxi adota medida contra assédio em seu aplicativo;
- Campanha pede assistentes sociais e psicólogos nas Delegacias da Mulher;
- Influenciadora digital lidera campanha vitoriosa por medicamento para AME;
- Menina conquista direito de competir em campeonato de futebol;
- Enfermeira se mobiliza contra portaria que reestruturou o Samu;
- Mãe de filhos adotivos vence discriminação em plano de saúde.
Presença da mulher
Dados da plataforma Change.org relativos ao Brasil revelam que as mulheres são maioria entre os usuários que assinam mobilizações online, mas minoria entre quem tem a iniciativa de criar abaixo-assinados em busca de mudanças sociais. Apenas 34% das petições hospedadas pela plataforma no país são criadas por mulheres, a minoria delas (14%) são jovens com até 24 anos, 84% estudaram no ensino superior ou têm pós-graduação e pouco menos da metade (40%) vive em grandes capitais, como São Paulo e Rio de Janeiro.
“Esses dados mostram o quanto é evidente que a mulher ainda precisa ocupar mais espaços na sociedade, inclusive, espaços de decisão. Muitas vezes elas ainda não têm a consciência de que podem ser protagonistas em todas as áreas que quiserem, e é esse pensamento que precisa ser transformado”, explica Yahisbel Adames, coordenadora de campanhas da Change.org Brasil e do programa Elas Mudam o Mundo.
Confira mais sobre o programa neste link.
Serviço
3º workshop do programa Elas Mudam o Mundo
Data e hora: Dia 27 de agosto, das 17 às 19 horas (primeira hora: debate com participação da jornalista Gabriela Mayer; segunda hora: sessão de exercícios práticos);
Dia 28 de agosto, das 11h30 às 13h30 (primeira hora: debate com participação da jornalista e empreendedora social Viviane Duarte; segunda hora: sessão de exercícios práticos);
Local: Faculdade Cásper Líbero – Avenida Paulista, 900, Bela Vista (Sala 3.08 – 3º andar)