Programa de empoderamento feminino faz workshop na Câmara de SP

'Elas Mudam o Mundo', promovido pela plataforma Change.org, treinará mulheres ao uso da tecnologia para torná-las líderes de mobilizações

Por: Change.org (Oficial) Comunicar erro
Crédito: Fábio Mendes Teixeira/Coletivo UNIWorkshop “Elas Mudam o Mundo” promove o uso da tecnologia para causa social

A Change.org, maior plataforma de abaixo-assinados do Brasil e do mundo, realiza nesta segunda-feira, 24, o segundo workshop do programa de empoderamento de mulheres, “Elas Mudam o Mundo”. A oficina acontecerá ao longo de quatro horas, na Câmara Municipal de São Paulo, e terá como público-alvo mulheres que são líderes em suas comunidades, representantes de organizações e integrantes de coletivos sociais.

O workshop contará com uma roda de debate e bate-papo entre mulheres que já utilizaram a plataforma de petições online para criar movimentos e liderar causas vitoriosas. A ideia é propiciar a troca de vivências e visão de mundo sobre questões relacionadas ao empoderamento da mulher na busca da transformação social. A oficina terá, ainda, uma sessão de exercícios práticos, na qual as participantes poderão criar suas próprias mobilizações online.

O debate terá questões levantadas pelas próprias participantes e também por convidadas especiais, como a vereadora Juliana Cardoso (PT) e a jornalista e pesquisadora de estudos feministas Flávia Dias, que faz parte da ONG Não Me Khalo.

Com objetivo de fomentar a voz de mulheres, treiná-las para o uso de ferramentas tecnológicas de transformação social, como petições online, além de apresentar meios de conectá-las ao poder público, a Change.org Brasil recebeu neste ano o programa internacional de empoderamento feminino, já realizado na Índia, México e Argentina.

Em maio, “Elas Mudam o Mundo” teve seu primeiro evento do ano, no qual 40 jovens estudantes secundaristas, integrantes de coletivo feminista, se inspiraram por histórias de mulheres líderes de campanhas vitoriosas e aprenderam a utilizar a plataforma de petições online como instrumento de empoderamento e mecanismo de transformação social.

O evento é gratuito e aberto ao público.

Presença da mulher

Dados da plataforma Change.org relativos ao Brasil revelam que as mulheres são maioria entre os usuários que assinam mobilizações online, mas minoria entre quem tem a iniciativa de criar abaixo-assinados para buscar mudanças sociais. Apenas 34% das petições hospedadas pela plataforma no Brasil são criadas por mulheres, a minoria delas (14%) são jovens com até 24 anos, 84% estudaram no ensino superior ou têm pós-graduação e pouco menos da metade (40%) vive em grandes capitais, como São Paulo e Rio de Janeiro.

Além disso, a maioria dos tomadores de decisão, ou seja, políticos ou autoridades que têm o poder de decidir sobre as reivindicações feitas na plataforma, são homens. “Esses dados mostram o quanto é evidente que a mulher ainda precisa ocupar mais espaços na sociedade, inclusive, espaços de decisão. Muitas vezes elas ainda não têm a consciência de que podem ser protagonistas em todas as áreas que quiserem, e é esse pensamento que precisa ser transformado”, explica Yahisbel Adames, coordenadora de campanhas da Change.org Brasil.

Em 2018, o programa, ainda em formato de projeto-piloto, foi intitulado Violências Invisíveis e treinou 60 mulheres da periferia a identificar situações de violência de gênero.

Confira mais sobre o programa: https://elasmudamomundo.org.br

Mulheres líderes de campanhas

Veja a seguir histórias de mulheres que usaram a plataforma de petições online para se tornarem líderes de campanhas e criar mobilização em torno das causas em que acreditam.

Universitária conquista 103 mil apoiadores por iluminação pública na periferia;

Easy Táxi adota medida contra assédio em seu aplicativo;

Menina conquista direito de competir em campeonato de futebol;

Influenciadora digital lidera campanha vitoriosa por medicamento para AME;

Secundaristas pedem lista de livros da Fuvest mais igualitária na questão de gênero;

Mãe de filhos adotivos vence discriminação em plano de saúde.

Serviço:
2º workshop do programa da Change.org Brasil: ‘Elas Mudam o Mundo’
Data e hora: Segunda-feira, 24, a partir das 18 horas
Local: Câmara Municipal de São Paulo (sala Oscar Pedroso Horta) – Viaduto Jacareí, 100 – Bela Vista, centro de São Paulo

Compartilhe:

Por: Change.org (Oficial)

O maior portal de petições online do Brasil. São 280 milhões de pessoas fazendo a diferença em 196 países e 19 milhões só no Brasil. Instagram: https://www.instagram.com/changeorg_br/

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário Change.org Brasil da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

1 / 8
1
08:59
Lobão analisa a relação de Bolsonaro com seus filhos
Um dos poucos nomes do meio artístico a apoiar a eleição de Jair Bolsonaro (PSL), o músico Lobão revelou recentemente …
2
08:31
Lobão explica como funciona a mente de Olavo de Carvalho
Em entrevista ao vivo no estúdio da Catraca Livre para o jornalista Gilberto Dimenstein, o cantor Lobão, ex-afeto de Olavo …
3
03:39
Alter do Chão sofre com incêndio de grandes proporções
As chamas que consomem uma área de preservação ambiental de Alter do Chão, em Santarém, no Pará, voltaram a se …
4
09:33
Glenn Greenwald: Os limites do jornalismo no governo Bolsonaro
Em entrevista a Gilberto Dimenstein, da Catraca Livre, Glenn Greenwald, fundador do The Intercept Brasil, site responsável pela série de …
5
03:50
Clã Bolsonaro nomeou familiares para cargos de confiança
Uma reportagem publicada pela revista Época mostra que 17 familiares de Ana Cristina Valle, ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro,  foram …
6
10:59
David Miranda x Coaf: Glenn Greenwald fala sobre a investigação
Uma matéria publicada pelo jornal O Globo deu destaque para um relatório do Coaf, em que o deputado federal David …
7
05:12
Glenn Greenwald fala qual foi a matéria mais importante da #VazaJato
Qual foi a matéria mais importante da #VazaJato até agora? Quem responde essa pergunta é o jornalista Glenn Greenwald, do …
8
04:32
É possível apoiar a #VazaJato ao mesmo tempo que a Operação Lava Jato?
O jornalista Glenn Greenwald, fundador do site The Intercept Brasil, deu uma longa entrevista ao jornalista Gilberto Dimenstein sobre a …