Yasmim Stevam é alvo de ataques racistas por causa de seu cabelo
Empresária foi ao “Encontro” para falar justamente sobre o preconceito e voltou a ser vítima
Yasmim Stevam usou seu perfil no Facebook, na madrugada desta quinta-feira, 22, para revelar que foi vítima de racismo nas redes sociais, após participar do “Encontro com Fátima Bernardes”, da TV Globo.
E o pior. A dona de brechó foi ao matinal justamente para relatar o preconceito que sofreu para arrumar emprego por conta de seu cabelo.
Apesar de lamentar o ocorrido, a moça deu uma aula de superioridade ao comentar sobre o episódio usando um trecho de um discurso famoso de Malcoml X – um dos maiores defensores do Nacionalismo Negro nos Estados Unidos.
- Vídeo mostra motoboy sendo vítima de ataque racista de cliente no Acre
- Mãe de menino que teve rosto tatuado em desconhecido sofre ataque racista
- Racismo: professor de BH é acusado de ameaçar menina negra de 11 anos
- Porteiro sofre racismo e é ameaçado de morte por morador de Copacabana: ‘macaco’
“’Quem te ensinou a odiar a textura do seu cabelo? Quem te ensinou a odiar a cor da sua pele de tal forma que você passa alvejante para ficar como o homem branco? Quem te ensinou a odiar a forma do nariz e a forma dos seus lábios?’ […] Finalmente enxergar claramente que o problema não está em mim, não está na minha pele, não está no meu cabelo, não está em meus traços. O problema vem dentro de você, ser humano limitado, cheio de padrões pré-estabelecidos sobre mim, com base apenas na minha aparência”, iniciou.
Yasmim ainda mandou um recado aos autores dos ataques contra ela.
“[…] Por fim, agradecer a todos aqueles que têm tentado me diminuir e me desestabilizar. Tenho usado o racismo como meu combustível para encher o tanque dos meus projetos, usar os limões que você me deram para fazer uma grande limonada (Salve Beyoncé), seguir caminhos altos que tem me levado a lugares altos, continuar vendo meus trabalhos sendo divulgados em revistas, como ‘Vogue’”, completou.
Poucas horas após a publicação, a mensagem da empresária já tinha quase duas mil curtidas e 800 compartilhamentos.
- ATENÇÃO: Segundo o artigo 140 do parágrafo 3 do Código Penal Brasileiro, ofender a honra de qualquer pessoa com a utilização de elementos referentes à raça, cor, etnia, religião ou origem pode resultar em ação penal por injúria racial. Saiba como agir em caso de racismo no LINK.