7 temperos que você pode replantar em casa
Você não precisa correr para o mercado toda vez que algum tempero acabar. Sabia que é possível replantá-los em casa? Selecionamos alguns exemplos que brotam facilmente na água até criarem raízes. Depois, basta replantá-los na terra. Além de fazer bem para a natureza e para a sua saúde, as mini-hortas também fazem bem para o seu bolso. Veja 7 exemplos e experimente em casa:
- Saiba quais plantas medicinais cultivar em casa
- 10 dicas para evitar o desperdício de alimentos em sua casa
Manjericão
Escolha os galhinhos mais bonitos do maço do tempero e corte-os com cerca de 15 cm. Retire as folhinhas e flores da parte debaixo, deixando apenas as da parte superior. Coloque num copo de vidro com água até a metade e deixe num local ensolarado, trocando a água de dois em dois dias. Quando as raízes estiverem com 2 cm, você pode replantar o manjericão em um vaso, que deve receber irrigação diária e ficar exposto em um local com alta luminosidade. As folhinhas são usadas em molhos para massas e pizzas.
- Organização fortalece e impulsiona empreendedorismo feminino no Brasil
- Estou grávida e posso viajar de avião? Confira regras e partiu férias!
- Latam tem voos internacionais em promoção a partir de R$ 1.072
- Câncer de fígado: uma bebida comum pode aumentar em 85% o risco
Hortelã
Esse tempero funciona da mesma forma que o manjericão. Corte os galinhos, coloque-os em um copo com água e depois plante em um vaso grande. O hortelã precisa de muita água. Fique atento para a terra não ficar seca em nenhum momento, e cuidado com o sol. A folhinha refrescante é muito usada na culinária árabe, mas também pode ser usada na decoração de pratos e no preparo de chás.
Alecrim
O alecrim segue o mesmo processo inicial do manjericão e do hortelã. Corte as hastes e coloque em um copo d’água. Depois plante-as em um vaso com areia grossa e terra musgo, e mantenha-o em um local ensolarado. Esse tempero não é muito chegado em água e aguenta até três dias sem ser regado. O alecrim é ideal para temperar diferentes tipos de carnes.
Cebolinha
Para replantar a cebolinha, separe a parte branca e mais um pedacinho da parte verde. Mergulhe em um recipiente com água, cobrindo a parte branca. Deixe em um local ensolarado e troque a água todos os dias. Em poucos dias, você terá novas cebolinhas e não precisará mais ir ao mercado.
Alho poró
Assim como a cebolinha, o alho poró também brota na água. Corte o talo com a parte da raiz e coloque em um recipiente com água não muito fundo. Cubra até o começo da raiz ou use os palitos de dente para apoiá-lo nas bordas do frasco. Fique atento para o caso da água evaporar. Em época de baixas temperaturas, você pode mantê-lo na água. No calor, o alho poró pode ser replantado em um vaso com terra após criar raízes.
Alho
Você sabia que é possível usar as folhinhas que crescem dos dentes de alho? Faça o teste e experimente. Coloque os dentes em uma pequena vasilha com água. Depois de dez dias em média, os brotos começam a aparecer. Quando crescerem, plante os dentes de alho em um vasinho. Corte a parte verde das folhas, que é mais saborosa, e use para temperar batatas, massas e saladas.
Cenoura
Do mesmo jeito que aproveitamos as folhinhas do alho, também podemos usar as da cenoura. Corte a parte da “cabeça” do legume, aquela que as pessoas costumam jogar fora, e coloque em uma vasilha com água pela metade. Em cerca de 15 dias, as folhinhas começam a brotar, e podem ser usadas para temperar sopas e saladas.