Entreter

8 aplicativos funcionais criados por mulheres

Por: Patrícia Gonçalves | Comunicar erro

A Google Play criou uma lista com diversos aplicativos que merecem destaque quando o assunto é criação e desenvolvimento feito pelas mulheres em comemoração ao dia delas.

Conheça a funcionalidade, história e a criatividade de quem facilitou a vida do público masculino e feminino via app, segundo a Google.

1-) Cuponeria 

Ao regressar ao Brasil depois de morar na Argentina e usar com frequência cupons de desconto, Nara Iachan reparou que o mercado de cupons brasileiro estava muito atrasado.

Depois de muitas pesquisas e de perceber as vantagens dos cupons de desconto, tanto para o consumidor quanto para os estabelecimentos, veio a ideia de criar o app Cuponeria, que hoje é um dos maiores apps de cupons do país, com diversos parceiros e uma grande variedade de cupons e promoções.

Apesar de ter encontrado ótimos mentores no seu trajeto, nem tudo foi fácil. Por ter começado a sua jornada muito nova, no meio da faculdade, muitas dificuldades vieram pela falta de experiência, que foi adquirida com o tempo.

Para quem está começando, Nara dá o seu conselho: “É preciso testar vários caminhos e ir aprendendo com os erros. Algumas dicas são estudar o mercado, saber o que já existe e o que está faltando, ter clareza sobre as expectativas do público e investigar soluções parecidas fora do país”.

2-) CastBox: Podcast Gratuito 

Quando trabalhava para o Google no Japão, Wang Xiaoyu ouvia podcasts em japonês, inglês e chinês durante a viagem de uma hora ao trabalho. Ela queria um app de podcast intuitivo, personalizável e compatível com vários idiomas e dispositivos. Como não conseguiu encontrar algo assim, decidiu largar o emprego no Google, vender a casa e desenvolver o próprio app. Xiaoyu não era a única que queria um player de podcast assim.

Hoje o CastBox tem mais de 13 milhões de ouvintes, com podcasts em 70 idiomas. A curadoria inteligente e os recursos inovadores, como a pesquisa de áudio, são integrados a uma interface simples.

Xiaoyu pede vários conselhos aos amigos CEOs, mas é na avó que ela encontra a maior fonte de inspiração: “Ela é corajosa, positiva, otimista e amorosa. Ela me inspirou a correr riscos, mesmo que eu erre algumas vezes. O pior erro é não tentar”.

3-) Kitchen Stories – livro de receita 

Menting Gao e Verena Hubertz encontraram muitos apps de culinária, mas nenhum com vídeos de alta qualidade e fotos claras de cada etapa da receita como queriam.

Elas viram uma oportunidade, mas os investidores discordaram: “Nenhum deles acreditou que duas meninas recém-formadas em Administração podiam criar um produto melhor do que os que já estavam no mercado”, diz Gao.

Mesmo assim, a dupla de Berlim vendeu os carros que tinha, pediu empréstimos aos pais e mergulhou no desenvolvimento do app. O resultado é o Kitchen Stories, um app elegante que mostra instruções claras com um visual excelente.

Qual é o conselho de Gao para outros empreendedores? “Siga em frente e seja persistente! Você vai encontrar um jeito de fazer tudo dar certo.”

4-) Clue Calendário do ciclo menstrual e ovulação

Crédito: PatriciaSão mais de 10 milhões de download efetuados

O Clue surgiu da experiência pessoal da empreendedora dinamarquesa Ida Tin, que já trabalhou até com excursões de moto. Ela não se adaptou bem às pílulas anticoncepcionais e queria aplicar a tecnologia e a análise de dados à própria rotina.

Assim, ela criou um app que “informa as pessoas com dados de saúde personalizados” para ajudar as mulheres a tomar decisões mais conscientes sobre sua saúde reprodutiva. “No início, o maior obstáculo foi mostrar o valor e a relevância de um app de saúde feminina no setor tecnológico, dominado pelos homens”, diz Tin.

Ela seguiu defendendo a ideia de que o planejamento familiar e a fertilidade afetam todos: as pessoas que vivenciam o ciclo menstrual e as que estão próximas a elas. Com essa determinação, ela criou uma das ferramentas mais práticas e inovadoras na área da saúde feminina digital, que serve para quem quer engravidar ou simplesmente entrar em sintonia com o próprio corpo.

5-) HOOKED – Chat Stories

“Já está na hora de os desenvolvedores de apps criarem experiências mais completas para dispositivos móveis”, diz Prerna Gupta. Ela e o marido, o cofundador Parag Chordia, querem fazer isso unindo tecnologia e arte em apps que proporcionam uma experiência de imersão, como o Hooked.

Na vanguarda da tendência da ficção de bate-papo, o Hooked conta histórias em conversas por mensagens de texto reveladas a cada toque dos leitores. Para Gupta, o Hooked foi o antídoto contra a percepção que as pessoas têm de que ninguém mais lê: “A arte não fica parada. Para a ficção sobreviver, o modo como contamos as histórias precisa evoluir de acordo com a mentalidade moderna”.

Ela sempre soube que o Hooked daria certo? Gupta diz que sabia que isso era possível, mas que as chances eram pequenas, e essa postura a ajudou: “Eu acho que precisamos dessa mistura de otimismo irracional e realismo para atingir qualquer objetivo”.

6-) Canva – Design gráfico e editor de fotos grátis

Crédito: PatriciaEdições simples e rápidas

Quando a australiana Melanie Perkins ensinava universitários a usar softwares de design, ela percebeu que eles se sentiam inseguros com os programas e decidiu mudar essa situação. “Percebi claramente que o futuro do design precisava ser mais simples, on-line e colaborativo”, diz ela.

Primeiro, ela e o cofundador Cliff Obrecht testaram essa ideia no Fusion Books, uma plataforma para criação de anuários. Depois, veio o Canva, uma ferramenta que ajuda qualquer pessoa a criar designs lindos em postagens sociais, panfletos, convites e mais.

Perkins aconselha os novos empreendedores a entender os problemas que querem resolver, em vez de pedir ideias aos usuários ou clientes.

“[Meus alunos] pediram melhorias no software de design que já usavam.” Ao usar e observar os alunos usando o software, ela viu a necessidade de democratizar o design com ferramentas de criação muito mais simples.

7-) Simple Habit Meditation

São os momentos de dificuldade que geralmente nos levam às nossas maiores descobertas. Foi isso que aconteceu com Yunha Kim, que estava construindo seu primeiro negócio quando atingiu o seu limites. Ela estava trabalhando mais de 100 horas por semana e começou a ter problemas para dormir e relaxar. Ela decidiu tentar a meditação.

“Vi, imediatamente, melhorias drásticas no meu trabalho, relacionamentos e qualidade de vida em geral”, diz Kim.

A experiência a incentivou na criação do Simple Habit, um app de meditação desenvolvido para quem tem um estilo de vida ocupado, com temas práticos e sessões curtas de até mesmo um minuto.

Além da sabedoria que ela recebeu através da meditação, Kim encontrou um conselho particularmente útil no desenvolvimento de Simple Habit. “Minha professora [MBA], Margaret Neale, liderava exercícios para demonstrar o poder da diversidade em um grupo… Isso tem sido a minha bússola, me guiando na construção da nossa equipe.”

8-) Habitica: Gamify Your Tasks

Crédito: PatriciaFacilite seu dia a dia

Habitica é a prova de que você pode ser produtivo se divertindo. O aplicativo gamifica o gerenciamento de tarefas, permitindo que aqueles que gostam de construir um conjunto de habilidades de um personagem e ter metas em um jogo de role-playing sejam motivados na vida real.

É uma ajudante de produtividade com foco pessoal em automelhoria e interação com a comunidade. No comando deste app estão Siena Leslie e Vicky Hsu, formadas em redação e linguística, e direito, respectivamente. Para Leslie, uma das partes mais difíceis da gestão de um negócio são as opiniões que ela recebe sobre como fazê-lo. Sua solução?

“Tome em consideração todos os conselhos, mas certifique-se de que pode ouvir a sua voz interior de forma clara. Isso significa dar um passo para trás do dia a dia e pensar nos objetivos de longo prazo, focando no autocuidado (seja o que for para você) e aprenda o máximo que puder.”

15 projetos de tecnologia comandado por mulheres e para mulheres

Compartilhe:

Autor: Patrícia Gonçalves