App ajuda a denunciar foco de mosquito da dengue
O Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte lançou na um aplicativo para auxiliar no combate ao mosquito Aedes aegypti. A ferramenta batizada de ‘observatório do Aedes aegypti’ foi criada para complementar projetos anteriores de combate a dengue e para se adaptar ao perfil de possíveis novos usuários. Para baixar o app, clique aqui (por enquanto, disponível apenas para Android).
Na prática, através do app, a população vai poder denunciar locais em que existam fotos do Aedes aegypti. Assim, todas as informações coletadas ajudam a mapear os locais de concentração do inseto. Em seguida, todas as informações são encaminhadas para as prefeituras para que tomem providências necessárias de combate,
Mais
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
Após o download, o usuário pode denunciar tanto casos suspeitos de dengue, zika e chikungunya, como possíveis criadouros do mosquito – prédios abandonados, terrenos com lixo acumulato e etc – por meio de fotos, áudios e vídeos. Para fazer a denúncia, é preciso que o usuário faça um cadastro com nome, telefone, e-mail e endereço.