Capturando a beleza através de todas suas falhas
A Mostra “Beauty Culture” (‘Cultura da Beleza’), foi recém inaugurada em Los Angeles, no Annnenberg Space for Photography. Criada para debater questões atuais dessa indústria e responder questões como: Como a beleza feminina é explorada, desafiada e reverenciada pela sociedade moderna?
A exibição traz o trabalho de ícones da fotografia como Albert Watson, Bert Stern, Herb Ritts, Man Ray, Jean-Paul Goude, ORLAN, Guy Bourdin, Horst, Melvin Sokolsky, Ellen von Unwerth, Lillian Bassman, Matthew Rolston, Philippe Halsman, Lauren Greenfield, Susan Anderson, Tyen and Carrie May Weems.
A mostra tem como finalidade encorajar o diálogo social sobre o fascínio e a mística pela busca da beleza feminina e também procura discutir a indústria multibilionária da beleza assim como a forma de cultuá-la.
- Se você acha que Porto Seguro é só praia, está perdendo muito; Confira
- Virada Sustentável 2024: confira os destaques da programação
- SP abre 1.145 vagas em cursos gratuitos na área da cultura
- Santo André recebe exposição “Livro, Deslivro e Relivro” de Gilberto Tomé
Os visitantes poderão percorrer halls da exposição e encontrar mais de 170 imagens de mais de 100 fotógrafos diferentes. De profissionais ligados ao mundo da moda à a retratistas de imagens desconfortantes como a de uma agulha entrando nos lábios de uma mulher.
“O que queremos com a exposição é falar sobre o lado feio da indústria da beleza para se alcançar o belo”, afirma Kohle Yojannan, curador da mostra. “Porém, não queria apenas expor a ferida. Esse é apenas um começo para a busca de um diálogo. Não é apenas uma declaração”, atesta Yojannan.
A exposição se divide em temas e examina a definição- seja ela tradicional ou nada convencional- do que é a beleza. Há uma seção chamada “Qual é o Tamanho da Beleza?”, onde são investigadas as consequências para se atender um padrão de perfeição, que leva a anormalidade.
A mostra “Beauty Culture” traz também um documentário de Lauren Greenfield. A diretora e fotógrafa, cujo trabalho sempre foi focado em explicar a obsessão pelo corpo perfeito e que influencia, particularmente, na vida de adolescentes do mundo todo.
O documentário traz entrevistas em vídeo com fotógrafos, modelos, sociologistas e experts em beleza, a documentarista oferece uma análise profunda da cultura e o culto pela beleza.
Confira galeria de imagens da exposição: