Carteira Nacional de Habilitação no celular é aprovada
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou a proposta de uma Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica, que vai permitir que motoristas tenham o documento em seus celulares. A CNH digital passa a valer a partir de fevereiro do ano que vem.
O documento equivale à CNH impressa e ficará disponível por meio de aplicativo. A CNH digital poderá ser apresentada no lugar da carteira física e será identificada pela leitura de um QRCode ou de um certificado digital único que identifica o condutor.
- Débora Nascimento leva ‘bronca’ do Detran por vídeo em carro
- Isis Valverde leva ‘puxão de orelha’ do Detran após foto na web
“Estamos dando um passo à frente, desburocratizando o processo. Há um conjunto de padrões técnicos para suportar um sistema criptográfico que assegura a validade do documento,” disse em nota o ministro das Cidades, Bruno Araújo. “Com isso, quem esquece a CNH em casa, não estará sujeito a multa e pontos na carteira. Basta apresentar o documento digital”.
A CNH digital pode ser adquirida se cadastrando no site do Denatran, e o cadastro é ativado por um link que o motorista recebe em seu email. O novo sistema gera um código PIN único para proteger o acesso ao documento e o aplicativo pode ser bloqueado remotamente em caso de perda do smartphone.