Como limpar sofá e estofados de cadeira com receitas caseiras

Aprenda ainda como se livrar de manchas de vinho, café, óleo e até tinta

Por: Redação | Comunicar erro

Tomar um vinho com os amigos, dar papinha para seu filho ou curtir um café durante a tarde podem ser anúncios para uma tragédia, caso você escolha seu sofá para fazer qualquer uma dessas atividades.

Além de alimentos que caem no estofado cotidianamente, outros resíduos se impregnam sobre o tecido devido ao contato com superfícies sujas de dentro e fora da sua casa.

O suor do corpo, os poluentes grudados em roupas e sapatos, e as poeiras escondidas nos pelos de animais são fontes de bactérias e ácaros que se depositam nos revestimentos do móvel, exigindo higienizações frequentes para evitar seu desgaste precoce. Mas aí surge a dúvida: como limpar sofá de maneira prática e econômica?

Dependendo da qualidade e da manutenção de seu sofá, ele pode durar até décadas. Para além de uma questão estética, a limpeza do estofado deve ser feita frequentemente, de uma a três vezes por ano, para evitar problemas de saúde, principalmente se você ou outros usuários do móvel sofrem com alergias ou doenças respiratórias.

Uma boa solução para quem tem crianças ou animais em casa é o uso de capas, que protegem o revestimento de alguns danos. Se seu sofá é usado com muita frequência, invista em modelos impermeabilizados e procure opções feitas em brim, sarja ou denim, para não perder a sofisticação da peça.

Se não quiser “perder” a aparência original do sofá, aposte em mantas de cores e texturas que conversam com o modelo comprado, e, na hora de aproveitar seu conforto, procure se acomodar sobre o tecido de proteção.

Uma vantagem dessa alternativa é lavar a manta quando quiser, assim como as capas das almofadas, e alternar os modelos de tecido para mudar o visual do móvel sempre que você “enjoar”.

Sofá com manta e almofadas
Crédito: iStock | rontech2000Com mantas e almofadas, é possível conservar mais seu sofá e ainda mudar seu visual sempre que quiser

Preparo

Antes de se preocupar em limpar seu sofá com produtos de limpeza, uma tarefa crucial é investir em uma bela aspiração do estofado, para tirar as camadas mais aparentes de poeira, pelos e migalhas .

Seu aspirador de pó provavelmente conta com um acessório de bico achatado, desenvolvido exatamente para limpar tecidos, como almofadas, tapetes, estofados de cadeiras e bancos de carro, além dos cantinhos mais estreitos e escondidos do sofá.

Caso você não tenha peça em mãos, acople no cano do aparelho um rolinho de papel higiênico com uma das extremidades amassadas e será possível atingir resultados semelhantes.

Homem aspirando sofá
Crédito: iStock | Antonio_DiazCom o bico mais estreito do aspirador de pó, é possível limpar até os cantos escondidos do sofá

Limpeza

A maneira ideal para limpar sofás depende do material usado nos revestimentos e estofamentos do móvel, os quais normalmente são feitos com tecidos de algodão, linho, veludo, camurça, courino ou couro.

Na etiqueta da peça, provavelmente você encontrará algumas restrições quanto ao método de limpeza de cada um dos tecidos, garantindo que o móvel não seja danificado.

Se você encontrar a letra P, significa que a limpeza deve ser feita a seco, com produtos facilmente encontrados em supermercados. Já a letra W aponta que a lavagem pode ser úmida, enquanto o F recomenda processos profissionais de higienização, feitos por empresas especializadas.

No caso das limpezas úmidas, para sofás com revestimento de algodão, linho ou veludo, você pode seguir a seguinte receita:

Em um litro de água, misture uma xícara de álcool 99%, outra de vinagre branco, duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio e mais duas do amaciante de roupas de sua escolha. Tenha certeza de que todos os ingredientes são incolores, para não criar manchas indesejáveis no tecido. Para turbinar essa receita, substitua a água “normal” por água com gás.

Coloque a mistura em um borrifador e, com uma escova grande de cerdas macias, esfregue bem o estofado do seu sofá seguindo o sentido das fibras do tecido, sem esquecer de nenhum cantinho. Caso as almofadas sejam costuradas no móvel, procure passar a solução em todos os espaços alcançáveis.

Em seguida, com um pano firme e seco, esfregue novamente todas as áreas do sofá para remover o restante da sujeira e enxugar possíveis concentrações de líquido. Caso você sinta regiões ainda úmidas, mesmo após algumas horas de secagem natural, tanto o aspirador de pó quanto o secador de cabelo podem ser usados para solucionar esse problema.

Pessoa limpando sofá com escova
Crédito: iStock | fotoduetsSempre que usar escovar para limpar sofás, opte por modelos com cerdas macias

Tratando-se de couro, courinho ou napa, uma simples solução de água com sabão neutro ou detergente embebida em um pano grosso é suficiente.

A mesma mistura pode ser usada no caso da camurça, mas com uma concentração bem menor de sabão. No caso desse material, é aconselhado que se escove o tecido pelo menos um vez por semana.

Mulher com borrifador e pano limpando sofá
Crédito: iStock | LightfieldstudiosNa hora de limpar sofás, use panos grossos para ter firmeza na remoção de sujeiras

Manchas

Caso você tenha tentado limpar seu sofá com as dicas mencionadas acima e, mesmo assim, algumas manchas não foram removidas, é preciso encontrar os melhores métodos para eliminação de cada uma delas.

Em primeiro lugar, se a mancha não estiver fresca, evite esfregar o tecido com muita força na tentativa de limpá-la. A sujeira pode já estar impregnada no revestimento e, quando isso acontece, a melhor opção é procurar um profissional especializado em sua remoção.

Agora, se estamos falando de manchas recentes, existem uma série de dicas que vão salvar a sua vida:

  • Vinho, café, refrigerante ou outras bebidas coloridas

Assim que o líquido for derramado, use folhas de papel toalha para absorver o máximo possível da bebida, limpando-a das bordas ao centro, para evitar que a mancha aumente.

Depois, jogue um pouco de água com gás ou água tônica sobre o local, apertando a região com mais papel até que todo resíduo desapareça. Se necessário, use uma das técnicas já listadas para finalizar a limpeza.

  • Gordura

Com um papel toalha ou guardanapo, remova o excesso de óleo e, em seguida, polvilhe um pouco de talco na região afetada.

Após 15 minutos, limpe o pó que já terá secado com um pano umedecido com água e detergente, e escove a área com a mistura de álcool, vinagre, bicarbonato de sódio e amaciante, como na receita mencionada acima.

  • Tinta de caneta ou maquiagens

Limpe delicadamente o tecido sujo com um pedaço de papel para retirar o excesso de sujeira, e borrife uma solução de água morna com detergente. Se a mancha estiver resistente, esfregue a área com uma esponja de cozinha, fazendo movimentos leves. Para finalizar, seque o sofá com um pano seco.

Se quiser caprichar ainda mais na remoção dos resíduos, aplique um pouco de demaquilante sem óleo na região afetada antes de passar a mistura de água com sabão neutro.


Compartilhe:

1 / 8
1
01:41
As camisas dos verdadeiros campeões
Você está vendo essa criança com camisa de futebol? Essa não é uma camisa comum, na realidade ela é uma …
2
01:47
Mestres da Criatividade: Grafites atropelam a intolerância
Um movimento de arte em favor do amor e contra a intolerância surgiu nas ruas de Berlim: Paint Back, promovido …
3
01:39
Mestres da Criatividade: doação de alimentos sem sair de casa
Mais de 7 milhões de pessoas têm algum tipo de dificuldade para comprar alimentos. Pensando em reduzir esse desigualdade, a …
4
02:11
Drones do bem: tecnologia que salva vidas
Você já conhece os drones, pequenas aeronaves não tripuladas controladas remotamente, certo? O objetivo inicial desses dispositivos era militar, permitindo que …
5
02:07
Mestres da Criatividade: o chuveiro que vai mudar a sua vida
O chuveiro Showeair possui uma bomba que o reabastece com a água já utilizada, e ela se derrama de novo …
6
01:29
O copo de batata que revoluciona a gastronomia
A empresa britânica Biome Bioplastics desenvolveu um copo de café feito de fontes naturais e renováveis, como fécula de batata …
7
06:50
Leonardo da Vinci: muito além da imaginação
Leonardo da Vinci morreu há 500 anos, deixando um legado gigantesco de conhecimento, arte e pesquisas. O autor da "Monalisa" e …
8
01:37
Drive-thru de torresmo é sucesso em Londrina
Dois amigos tiveram uma ideia genial que acabou fazendo sucesso na cidade de Londrina, no interior do Paraná. Mario Aparecido …