Conheça a biblioteca de utensílios de cozinha em que você pega emprestado o que estiver precisando, faz sua comida e devolve
É assim que funciona o Kitchen Share, projeto criado nos EUA que tem como conceito base a “economia do compartilhamento”; entenda o que é
Em algum lugar no fundo do seu armário da cozinha, há provavelmente um descascador de ovos cozidos juntando poeira. Ou uma máquina de macarrão que você usa no máximo uma vez por ano. Ou um triturador de sementes que você ganhou de presente e nunca usou.
E, em algum outro lugar, há uma pessoa ansiosa para descascar ovos, fazer macarrão ou triturar sementes, mas que não gostaria de gastar dinheiro para ter esses aparelhos. Dar o devido uso a esses utensílios é o objetivo do Kitchen Share, uma rede colaborativa criada em Portland, nos Estados Unidos, com o objetivo de ser uma espécie de “biblioteca” de utensílios de cozinha.
O conceito que a rede usa é o de “economia de compartilhamento”, em que vizinhos ou desconhecidos trocam e emprestam bens ou serviços para poupar dinheiro e reduzir os seus níveis de consumo individual.
- A luz solar pode melhorar a qualidade do seu sono? Pois é, pode! Entenda o que acontece com seu corpo
- 72h em Chicago: roteiro com passeios e gastronomia acessível
- Não fazer isso na hora de dormir eleva risco de pressão alta
- Como melhorar a memória com exercícios simples e naturais
A biblioteca funciona em dois espaços físicos espalhados pela cidade. A maioria dos aparelhos vêm de doações e é possível encontrar desde espremedores de frutas até processadores de alimentos.
Compartilhar é o que há
Por enquanto, não há no Brasil um espaço do tipo, mas a economia do compartilhamento já começa a se difundir entre os brasileiros. Um exemplo é o “Lava em Casa” , projeto em que pessoas que têm lavanderias em suas casas podem compartilhá-las com pessoas que não têm. A ideia do projeto é que estudantes, pessoas que alugam quartos e interessados em geral possam ter uma forma de lavar suas roupas sem terem que recorrer a lavanderias comerciais ou à casa dos pais (leia mais no box ao lado).