Conheça a história do homem que passou 30 anos pintando uma montanha

16/04/2014 15:58 / Atualizado em 04/05/2020 14:30

Perto de Slab City, na Califórnia, está localizado o monte de pedras coloridas chamado de “Salvation Mountain”.  A montanha é coberta por mensagens bíblicas. A maior delas exibe, em letras grandes, “Deus é amor.”

O local é considerado uma obra-prima da arte ao ar livre, mas não se sabe muito sobre seu autor, Leonard Knight, o homem que passou três décadas de sua vida pintando uma montanha e vivendo num caminhão no meio do deserto, sem eletricidade ou água corrente. “The Man Behind the Mountain” é um curta de cinco minutos que conta essa história.

O vídeo pode ser conferido em inglês abaixo.

The Man Behind The Mountain – An Intimate Look at American Folk Artist Leonard Knight from Don’t Sleep Productions on Vimeo.

O curta dirigido por Ben Stoddard e David Ehrenreich oferece um retrato do artista quase desconhecido e muitas vezes encarado como um fanático religioso. De 1984 a 2014, Leonard utilizou cerca de 500 mil galões de tinta para decorar a montanha e suas grutas labirínticas. “Se alguém me desse US $ 100 mil por semana para me mudar, viver em uma mansão e ser um figurão, eu recusaria”, ele disse ao Los Angeles Times em 1993. “Eu quero estar aqui. É incrível, não é?”

Leonard faleceu em fevereiro deste ano, pouco após o término das filmagens. Deixou com relutância a montanha para ser internado no hospital, e pediu a seus visitantes que sua criação fosse preservada como uma mensagem para as gerações futuras.

Leonard Knight no interior da Salvation Mountain, em ensaio fotográfico feito por Aaron Huey, fotógrafo da National Geographic.
Leonard Knight no interior da Salvation Mountain, em ensaio fotográfico feito por Aaron Huey, fotógrafo da National Geographic.

Via Fast Company.