Cores, mitos e referências à cultura mexicana se misturam na arte de Curiot

O artista de rua usa vários elementos para criar seus trabalhos, que podem facilmente ser reconhecidos pelas ruas da Cidade do México

19/11/2013 12:53 / Atualizado em 04/05/2020 13:58

Favio Martinez é um grafiteiro da Cidade do México conhecido por espalhar seres surrealistas e fantasiosos por todo lugar. Os traços do artista, conhecido como El Curiot nas ruas, são facilmente reconhecíveis, já que seus desenhos tomam sempre formas animalescas e coloridas.

Várias de suas criaturas podem ser vistas acompanhadas por minúsculos humanos, que parecem cercá-las em uma espécie de adoração. Para alguns críticos, esses elementos transformam seus trabalhos em algo além da pura fantasia, fazendo referência com a sociedade atual e a própria cultura mexicana. As figuras contêm elementos geométricos e cores, além da própria aparência mítica, meio animal, meio humana, que podem ser relacionados com as culturas pré-hispânicas.

Curiot conta que viveu durante a infância nos Estados Unidos e, por isso, recebia apenas uma parcela diluída de sua cultura natal. Ao voltar para o México, foi apresentado às cores, ao artesanato e ao folclore local, que influenciaram profundamente seu trabalho. Na galeria abaixo é possível ver um pouco disso.

Quem quiser acompanhar o trabalho do artista pode fazê-lo por seu tumblr, seu flickr e sua página no Facebook.