Dez motivos para você aderir a uma nova rede social

As páginas reúnem usuários interessados em trocar experiências e compartilhar conteúdos no ciberespaço; os temas vão de esportes até animais de estimação

reprodução – Banco de Imagens/GetImages
Entre as redes sociais pesquisadas está "Spleeps", voltada para esportistas de todas as modalidades.

De acordo com a ITU (International Telecommunication Union), o número de usuários cadastrados em redes sociais ultrapassou a marca de 1 bilhão. Além do Facebook, existe um vasto universo repleto de páginas que buscam reunir pessoas e seus interesses em comum. Muitas delas oferecem serviços inéditos que ampliam a experiência comunicacional na internet.

O Catraca Livre navegou pela web e encontrou 10 dicas digitais de redes nas quais você pode socializar seus interesses. Confira:

Artween (inglês)

Das molduras na parede de casa para o ciberespaço. A Artween, rede social voltada para artistas de todas as vertentes, reúne obras de diferentes países e permite que seus criadores compartilhem os trabalhos.

Um dos pontos interessantes é que galerias de arte também possuem cadastro. Com isso, curadores podem encontrar novos talentos ao redor do globo de maneira rápida e prática.

EduFindMe

Esta rede social é voltada para estudantes em busca de intercâmbio. Com o perfil criado, o usuário pode pesquisar escolas que estejam em busca de estudantes, conhecer alunos matriculados em instituições fora do país e acompanhar novas informações sobre as escolas cadastradas.

Desta forma, o EduFindMe cria uma ponte educacional de alcance mundial, tornando possível o acesso a um grande banco de contatos online.

Kooler

O que beber? Esta dúvida já não será mais tão difícil de ser eliminada, graças à rede social Kooler.  A página permite que seus usuários troquem receitas de drinks, votem nas bebidas preferidas e consultem um catálogo criado coletivamente.

A rede traz seções como “Drinks por cores” ou “Ocasiões” e o “Oráculo”, local reservado para sanar as questões ligadas às bebidas. Quem fizer parte da comunidade irá desfrutar de muitas opções, desde o exótico Alien Brain Hemorrhage até uma xícara de café.

O Livreiro

Devoradores de livros têm um novo espaço para compartilhar sua paixão. No Livreiro você pode montar sua estante virtual, pesquisar sobre publicações e autores e ainda trocar informações sobre obras com outros usuários.

Além disso, é possível acessar títulos online e consultar resumos de leituras obrigatórias para o vestibular. Conheça o Livreiro e amplie sua biblioteca.

OpenStudy (em inglês)

Não ter com quem tirar dúvidas e trocar ideias às vezes é muito desmotivador. Por isso, a OpenStudy pode ser uma boa alternativa para as pessoas que precisam de incentivo para manter o foco nos estudos.

A rede social forma um grande grupo de estudo online, no qual os usuários podem resolver questões com ajuda de outros estudantes e conta com participantes de 170 países e 1600 instituições de ensino. Acesse a OpenStudy.

 Periodistas por el Mundo (em espanhol)

Jornalistas estão sempre em busca de mais fontes de informação. Não apenas no âmbito nacional, mas também no internacional, profissionais e estudantes de comunicação têm como uma de suas principais ferramentas de trabalho a lista de fontes.

Na rede social Periodistas por el Mundo é possível compartilhar dados com jornalistas de outros países e também realizar contatos de emprego. A conta pode ser criada no próprio site ou ser vinculada ao perfil no Facebook. Além de importar contatos, o site permite que grupos sejam criados, de modo que torna a pesquisa por interesse mais eficiente.

PlugPet

Desta vez é o seu animal de estimação que terá uma rede social voltada apenas para os seus interesses. PlugPet permite que perfis de cães e gatos sejam criados no intuito de trocar informações sobre os mesmos e conhecer os seus respectivos donos.

Informações básicas como nome, raça, peso e comportamento estão na ficha do pet. Mas a rede traz outros destaques, como a seção “Namoro”. Nela, os donos registram os interesses de seus animais no intuito de formar casais. A página também ensina como fazer denúncia em casos de maus tratos.

Receitáculo

Se a você também considera a cozinha um laboratório de experimentos, eis a chance de compartilhar suas criações: a rede social Receitáculo. Com foco na culinária, a página permite que usuários publiquem suas receitas – seja em formato texto ou até mesmo vídeo – e troquem dicas gastronômicas.

O site também traz “Mascotes” que definem o nível de participação do membro. Eles vão de “Descascador de batatas” até “Amolador de facas”.

Soumix

Criar músicas de maneira colaborativa. Esta é a proposta da Soumix, página na qual é possível compartilhar arquivos de áudio e transformá-los em composições. Basicamente, o usuário posta alguma música ou trecho tocado e gravado por ele mesmo e disponibiliza para que outros possam contribuir com mais instrumentos.

Além de sons, letras de música também têm espaço na rede social. Para quem pretende montar uma banda esta ferramenta pode contribuir com a busca por integrantes.

Spleeps

Futebol, basquete, natação, rugby, surf, golf, ping pong. Não importa se quer caminhar ou correr. Cada pessoa se identifica com um esporte. E todo o mundo está cansado de saber a importância das atividades físicas para a saúde e para a qualidade de vida. Mas o maior desafio pode ser encontrar pessoas que tenham o mesmo interesse que você.

Com o intuito de resolver esse problema, foi criada a Spleeps. Uma rede social que oferece um conjunto de ferramentas para encontrar grupos esportivos locais e parceiros que correspondam ao seu nível de habilidade.

Não fique parado, marque e encontre partidas na Spleeps.