Baixe trecho do livro “Não Contem com o Fim do Livro”

Por: Redação

Davos, 2008. Quatro previsões apontavam as principais transformações e desafios para a humanidade na próxima década: o racionamento de água, o aumento do preço do petróleo, a África como potência econômica e o desaparecimento do livro. Em” Não Contem com o Fim do Livro”, Jean-Claude Carrière, roteirista, homem de teatro e ensaísta, se une a Umberto Eco em conversas intermediadas pelo jornalista Jean-Philippe de Tonnac, para dissecar uma delas: esqueçam as previsões catastróficas. O livro não vai acabar.

Eco e Carrière analisam como as variações ao redor do objeto livro não modificaram sua função, nem sua sintaxe, nos últimos 500 anos. E mostram que IPads e Kindles são apenas uma evolução: as páginas podem não ser mais de papel, mas o livro permanecerá o que é. Diante do desafio representado pela digitalização universal dos escritos e da adoção das novas ferramentas de leitura eletrônica, essa evocação das venturas e desventuras do livro permite relativizar as mutações anunciadas.

Confira trecho

“Não Contem com o Fim do Livro”, de Umberto Eco e Jean-Claude Carrière. Tradução Andre Telles. Editora Record, R$ 39,90;


Por Redação