Facebook cria inteligência artificial para abrir olhos em fotos
Você pisca bem na hora que é disparada a imagem fotográfica? Seus problemas acabaram!
No que depender do Facebook, se você é daquelas pessoas que piscam bem na hora do clique fotográfico, seus problemas acabaram.
Isso porque a rede social criou uma ferramenta de inteligência artificial que consegue não só identificar quando a pessoa saiu na foto de olhos fechados, como também ‘levanta’ as pálpebras do indivíduo.
Isso mesmo! Segundo o “G1”, os engenheiros Brian Dollahnsky e Christian Canton Ferrer criaram o mecanismo a partir do estudo de várias fotos em que aparece o rosto do sujeito. Com isso, foi possível identificar como são as expressões faciais daquela pessoa quando ele está de olhos abertos.
- Entenda o que é aprendizagem adaptativa e quais suas vantagens para tornar o ensino mais eficaz
- Shopping Frei Caneca inaugura ‘Natal Rubi’ com oficinas temáticas e Parada Festiva
- Como impedir o uso de seus dados públicos para treinar o Meta AI?
- Para que serve o Meta AI no WhatsApp? Conheça todas as funções
“Para o problema particular de transformações faciais, ela [a tecnologia] aprende não só a preservar características como iluminação ou o tom da pele mas pode também abranger alguma noção de plausibilidade semântica. Dando um conjunto de treinamento de tamanho apropriado, a rede irá aprender como um rosto humano ‘deve’ parecer”, escreveram os profissionais.
E para que a foto não fique com aquele aspecto de que foi modificada no Photoshop, os estudiosos apostaram em um recurso geralmente usado para desenhar rostos do zero, chamada de rede adversarial generativa (GAN, na sigla em inglês).
Com a junção destas duas ferramentas, o sistema leva em consideração o tamanho da cavidade ocular na foto em que a pessoa aparece de olhos fechados, a posição do rosto, a iluminação sobre a pele e qual o efeito da luz sobre os olhos.
E aí, curtiu?
Falando em criatividade, você sabia que o Catraca Livre vai lançar curso gratuito de experiências criativas? Confira os detalhes no LINK.
Em tempo: Facebook iniciou a fase de testes do Watch Party. A nova ferramenta permite que membros de um grupo assistam simultaneamente vídeos transmitidos ao vivo e interajam enquanto estiverem vendo a transmissão. O objetivo da nova funcionalidade é tornar mais interativa a experiência de assistir vídeos. Esse recurso de permitir interações no decorrer de vídeos ao vivo, não é novidade e pode ser visto em plataformas como Twitch, que faz transmissões de gameplays. Porém hoje as transmissões possibilitam que a interação seja feita somente entre quem transmite o vídeo e o público. Saiba os detalhes abaixo: