Galerias de arte em Brasília tornam-se múltiplos espaços culturais

14/08/2014 11:21 / Atualizado em 06/05/2020 16:45

 
 
Por que ser apenas galeria de arte se eu também posso ser café, palco para apresentações de teatro e música, espaço de co-working, sala de aula, local para palestras e loja?

Sim, novas galerias de arte chegaram à Brasília com crise de identidade e resolveram brindar a cidade com uma grande efervescência cultural que tem, como ponto de partida, as artes plásticas.

Além de cultivarem a arte contemporânea local, as novas galerias se tornaram verdadeiros pontos de encontro e não costumam passar muito tempo sem oferecer eventos interativos, voltados à presença e participação de grande público.

Conheça um roteiro com as principais galerias da cidade:

 
 

Objeto Encontrado

Basta chegar na vitrine da Objeto Encontrado para entender o significado dessa galeria-café. A partir do conceito de “objet trouvé” ou “ready-made”, o espaço evidencia objetos em uma relação que os leva ao “status” de obras de arte. Além de vender itens diferenciados, que vão de artesanato a art toys importados, o espaço ainda é referência em exposições e conta com um acervo de centenas de obras. E além do mais, oferece um excelente café, feito pela proprietária e barista Bebel Hamu, que comanda o lugar ao lado do irmão Lucas Hamu. Outro destaque da versão café da Objeto é o cheesecake com calda caseira de framboesa, uma unanimidade. Não bastasse tudo isso, o lugar ainda costuma ser ponto de festas inusitadas, como a pool party em que você pode ir preparado pra se jogar em várias piscinas de plástico distribuídas ao redor do espaço. Sim, a Objeto Encontrado é um desafio aos sentidos.

Onde: 102 Norte, Bloco B, Loja 56, Asa Norte. Telefone: 3081-8383.
Quando: segunda à sexta, de 12h às 23h; sábados, de 10h às 23h.

 
 

5 Norte
As exposições de mostras de arte, fotografia e design estão garantidas no 5 Norte – Laboratório Cultural, o epaço da cidade que, além de galeria, também é showroom de produtos de design, espaço de co-working e sala de reunião. O lugar foi criado para mostrar/criar arte e compartilhar vivências, com o objetivo de fortalecer uma resistência político-cultural. O compartilhamento acontece ali entre coletivos de artistas e produtores culturais: a marca de design Dfeito, a produtora Pylha, e o site colaborativo Comova. Mas todo mundo está convidado a entrar para admirar as exposições, encomendar um produto, ou bater um papo sobre o fazer artístico na cidade.

Onde: 205 Norte, Bloco D, Loja 12, Asa Norte. Telefone: 3037-1609.
Quando: 14h30 às 18h.

 
 

Elefante Centro Cultural
Em uma casa localizada em um pequeno beco na W3 Norte, o Elefante Centro Cultural foi pensado para fazer diferença nas artes plásticas da cidade. De fato, além de abrigar exposições, o espaço vem abrindo espaço para mostras coletivas, intervenções, palestras, e até shows de rock. A ideia da cofundadora Flávia Gimenes e do artista plástico Matias Mesquita, que trabalha em um ateliê no subsolo, é tornar o centro cultural um espaço de arte autônomo, onde cada vez mais artistas possam desenvolver projetos de produção contemporânea e se aproximar do público. Ainda estão previstos: cursos livres e grupos de estudo, residências artísticas e publicações.

Onde: W3 norte, 706 comercial, Bloco B/C, Loja 45 (atrás da Óticas Brasilienses), Asa Norte. Telefone: (61) 3541-3146; 9369-5002.
Quando: terça, quarta e sexta, de 14h às 19h; quinta, de 14h às 20h; sábado e domingo, com agendamento.

 
 

Alfinete Galeria
A importância da instalação da Alfinete Galeria no final da Asa Norte extrapola as exposições de arte contemporânea que abriga. O lugar trouxe ares de pracinha cultural para a comercial onde se instalou e atrai, desde o ano passado, artistas e interessados. Com viés autoral, a galeria já ofereceu instalações, mostras de artes plásticas e fotografia, mostras de videoarte ao ar livre, rodas de leituras e apresentações musicais, entre outras manifestações artísticas. Inspirado em espaços visitados em Nova Iorque, o iluminador Dalton Camargos mantém a mente e a pauta aberta para os que quiserem ocupar o lugar.

Onde: 116 Norte, Bloco B, Loja 61, Telefone: 8235-0994.
Quando: quarta a sexta, de 15h às 17h30 e de 18h30 às 21h; sábado, de 15h às 20h.