Golpe no WhatsApp promete cupom de R$ 150 para produtos de beleza
Um novo golpe do WhatsApp tem enganado milhares de pessoas: a promessa de um grande desconto para produtos de beleza.
A ameaça digital identificada pela empresa PSafe vem em forma de um falso cupom de compras no valor de R$ 150 para compras na rede O Boticário. O link malicioso pede para que o usuário responda três perguntas aparentemente inofensivas: “você fez compras na O Boticário no ano passado?”; “você já usou o site do Boticário antes?” e “você recomendaria O Boticário a um amigo ou membro da família?”.
Depois, o golpe leva a uma nova página, na qual solicita-se um cadastro em serviços de mensagens de texto pagas ou, então, se pede o download de aplicativos falsos. Essas ferramentas pode infestar o celular com vírus e até mesmo deixar o usuário exposto a outros crimes e cobranças indevidas.
- Black Friday da viagem: cuidados essenciais para não cair em golpes e ciladas
- INSS emite alerta urgente contra golpes com beneficiários de BPC
- Novidade no WhatsApp promete melhorar uso de mensagem de vídeo
- Ative isso no WhatsApp para reforçar a segurança do seu acesso
Veja fotos do golpe:
Segurança digital
Emílio Simoni, gerente de segurança da PSafe, aponta que é extremamente comum que cibercriminosos se aproveitem dos nomes de marcas conhecidas para aplicar golpes. “É preciso que as pessoas fiquem atentas a qualquer tipo de promoção exagerada que chega por mensagens e chequem sempre se o benefício é real, entrando em contato diretamente com a empresa”, sugere.
Além disso, o especialista ressalta que é imprescindível ter instalado no smartphone um software de segurança com a função ‘antiphishing’. “Esse sistema é capaz de analisar todas as ameaças existentes no mundo virtual”, explica.
Veja também: