Ícone do fotoclubismo: Chico Albuquerque ganha site sobre sua trajetória
Fotógrafo cearense destacou-se nas décadas de 1950 e 1960
Com a proposta de celebrar o movimento Fotoclubista brasileiro, o site “Chico Albuquerque a Fotografia Moderna do Brasil” apresenta um panorama da vida e da obra desse grande fotógrafo cearense. O projeto é coordenado pela pesquisadora Patrícia Veloso.
A página reúne documentos, entrevistas, publicações e os principais ensaios do artista – produzidos nas décadas de 1950 e 1960. As imagens retratam cenas cotidianas da cidade de São Paulo, o estúdio do fotógrafo e os trabalhadores da orla de Fortaleza. Estas últimas obras estão agrupadas da famosa série “Mucuripe” (1952).
Confira abaixo algumas imagens do site “Chico Albuquerque e a Fotografia moderna no Brasil”:
- 22 cursos para fazer até o fim do ano no CPF Sesc
- Conheça 20 bairros yuccies pelo mundo
- Dicas para curtir ainda mais a cidade de São Paulo
- Itaú Cultural promove debates sobre fotografia modernista
Algumas das fotografias pertencem ao acervo do Foto Cine Clube Bandeirante (FCB). A instituição ficou famosa por receber grandes figuras das artes visuais, como Geraldo de Barros, José Oiticica Filho, Thomaz Farkas e German Lorca.
Conhecido como um dos mais importantes representantes do fotoclubismo brasileiro, Chico Albuquerque (1917-2000) começou sua carreira aos 15 anos, como retratista na empresa de seu pai.
Ele morou na capital paulista entre 1947 e 1975, onde se especializou em diferentes técnicas. Durante essa época, o artista conquistou importantes prêmios nacionais e internacionais, como o Salão de Frankfurt e o Foto Clube Brasileiro.
A página foi criada com recursos da Secretaria da Cultura do Ceará, por meio de Edital de Incentivo às Artes.