Shhh! Jogo do Silêncio Montessoriano desenvolve a concentração
Crianças têm muita energia e se distraem com facilidade. Manter a atenção da delas pode ser muito desafiador, mas aqui você tem uma carta na manga: já ouviu falar do jogo do silêncio de Montessori?
O método tem justamente o objetivo de ajudar as crianças a melhorarem não só a concentração, como também a paciência e a empatia. É muito simples e, por meio da brincadeira, os pequenos desenvolvem grandes habilidades.
O mais legal é que o jogo pode ser jogado individualmente, ou seja, dá pra brincar no dia a dia, e pode ser aplicado em grupo; assim, irmãos podem brincar juntos, ou com os amigos da escola.
- Evento gratuito: Central Plaza Shopping tem oficina de massinhas Estrela, no Mês das Crianças
- Shopping ABC traz atração inédita com estações de brincadeiras que marcaram gerações
- Outubro no Sesc Santo André: atividades para todas as idades divertem o mês das crianças
- Julho no Sesc Santo André: programação está recheada de atividades para agitar o período de férias
É importante deixar claro que o jogo do silêncio não é uma alternativa ao castigo, nem um instrumento para que a criança reflita sobre o que fez de mal. Trata-se de um método de relaxamento, que traz uma série de benefícios para a saúde mental dos pequenos.
Recomendado para crianças a partir de dois anos, a ideia é do blog Criando com Apego. Confira abaixo as regras e adote o método na sua casa:
Jogo do silêncio de Montessori
1. Para realizar o exercício, sente-se em um lugar tranquilo junto com seu filho. Convide-o a estar em silêncio, tal como as montanhas ou as flores.
2. Peça que feche os olhos e se mantenham tranquilos e atentos até que se termine o tempo. Todos devem praticar estar em silêncio como uma flor ou uma rocha.
3. Se a criança tem uns dois anos não terá muita noção do tempo. Por isso, para que ele compreenda a atividade, sugerimos que você deixe visível um medidor de tempo. O modo mais lúdico é usar uma ampulheta com tempo de 1 minuto. Mas caso não tiver uma, utilize um relógio.
4. Utilize um instrumento musical para marcar o final do tempo. Caso não o tenha, pode chamar a criança pelo seu nome para que se levante.
5. Peça que a criança explique o que sentiu ou escutou no tempo em que estava em silêncio. Tenha em conta que não precisa dar muitas explicações.
É possível que nas primeiras rodadas a criança ainda não esteja totalmente concentrada, e tudo bem. A atividade é bem tranquila e, aos poucos, ela vai se adaptar e entender melhor.
Dentre os benefícios que o jogo promete estão o desenvolvimento de disciplina, melhora no autocontrole, paciência, relaxamento, trabalho em equipe – quando as crianças brincam em grupo. Ou seja, uma excelente opção para se divertir e aprender.
Leia mais: