Jogo do Silêncio: para acalmar e exercitar a concentração

Quem disse que fazer silêncio não pode ser uma brincadeira divertida? E mais, uma atividade que também ajuda a criança a se acalmar, relaxar e a usar sua concentração e autocontrole? O Jogo do Silêncio, desenvolvido pela pedagoga italiana Maria Montessori, é uma ótima forma de fazer isso com as crianças.

Para fazer, basta convidar a criançada a sentar conformavelmente e fechar os olhos por um breve período de tempo (1 minuto está bom), para que possam prestar atenção em seu próprio corpo e ao ambiente ao redor. Nas primeiras vezes, as crianças menores podem ter mais dificuldade.

“Quando convidamos as crianças ao silêncio, elas se sentem muito bem, pois percebem que são capazes de se controlar e de ouvir sons que antes não ouviam, e isso gera prazer”, explicou Paige P. Geiger, diretora do Centro de Educação Montessori de São Paulo, em entrevista ao UOL.

Algumas creches e instituições de educação infantil estão apostando em práticas semelhantes, como a meditação. No Centro de Educação Infantil Lar de Crianças Ananda Marga, uma creche pública de São Paulo, as crianças recebem aulas de yoga e meditação.

Com informações de UOL.

1 / 2
1
02:01
As mentiras sobre as vacinas matam
Dr. Gonzalo Vecina, médico e fundador da Anvisa,  fala sobre as mentiras sobre as vacinas e o quanto o calendário …
2
05:29
Como o estresse interfere na saúde do bebê
Claudio Basbaum, obstetra na Maternidade de São Luiz, é conhecido como o médico que implantou no Brasil o parto humanizado. Esse …