Máquinas superam humanos num teste de interpretação de texto
A Inteligência Artificial tem sido cada vez mais usada para resolver situações cotidianas e facilitar nosso dia a dia. Depois de usada pela Microsoft para melhorar os currículos e até mesmo para criar documentos jurídicos, ela foi colocada à prova.
A Universidade de Stanford submeteu as inteligências artificiais desenvolvidas pela Alibaba e pela Microsoft a um teste de interpretação de texto. O resultado é que as máquinas superaram os seres humanos.
O teste de leitura e compreensão do SQuAD (Stanford Question Answering Dataset) é formado por mais de 100 mil perguntas e 500 textos da Wikipedia. A maior nota que pode ser alcançada é de 100 pontos. A maior pontuação que um ser humano já alcançou neste teste foi de 82,304.
- 7 cursos gratuitos online do Google para entender IA
- SP abre 3,5 mil vagas para curso gratuito em parceria com Google
- Inteligência artificial: 33 cursos que você pode fazer de graça
- Universidade de Stanford: 18 cursos que você pode fazer de graça
Segundo o CNET as duas tecnologias empataram em primeiro lugar conforme a tabela de classificação do SQuAD. A inteligência artificial da Microsoft obteve 82,65 pontos e a da Alibaba 82,44.
O resultado pode não ter surpreendido muita gente. Afinal os sistemas que utilizam IA têm mostrado cada vez mais sua superioridade sobre os seres humanos. Um exemplo disso é o Google AlphaGo, Inteligência Artificial do Google, ter derrotado Ke Jie. O jogador chinês de 19 anos era considerado o melhor jogador de GO do mundo.
De acordo com Luo Si, cientista-chefe de processamento de linguagem natural (PNL) do Alibaba, este resultado mostra que em breve as máquinas poderão responder perguntas com maior precisão: “ É uma grande honra testemunhar um marco, onde as máquinas superam os seres humanos na interpretação de texto”, ele comenta.
O cientista faz previsões do uso desta tecnologia no futuro: “Estamos especialmente animados por acreditar que a tecnologia pode ser gradualmente usada a inúmeras aplicações, como atendimento ao cliente, tutoriais de museu e respostas on-line a consultas médicas, diminuindo a necessidade da participação humana de uma maneira sem precedentes”, ele explica.
Os sistemas com IA também devem entrar nos hospitais e atuar como nossos assistentes. O fundador da Alibaba, Jack Ma, prevê que os robôs com motor de IA irão encabeçar as empresas em 30 anos.