Método Marie Kondo: 4 passos mágicos para manter a casa em ordem

Especialista em organização propõe uma nova relação com os objetos

Por: Redação Comunicar erro
marie kondo organizando gavetas
Crédito: DivugaçãoMarie Kondo diz ter método infalível de organização

“Ordem na casa com Marie Kondo” tem feito a cabeça dos obcecados por organização desde que estreou, no começo do ano, na Netflix. O programa mostra o método de arrumação da casa desenvolvido pela guru japonesa Marie Kondo, que visita a casa das pessoas colocando na prática seus truques.

De organização, Marie Kondo entende. Ela é autora do livro “A Mágica da Arrumação”, um best seller com milhões de cópias vendidas em todo o mundo. Foi considerada pela revista Time, em 2015, uma das 100 pessoas mais influentes do planeta, e os vídeos hipnotizantes em que aparece organizando gavetas e dobrando roupas acumulam milhões de visualizações.

O método batizado de “KonMari” é simples na teoria, mas pode ser infinitamente complexo na prática.

O segredo está em categorizar todas as coisas de sua casa. TODAS! Até um grampo de cabelo. Feito isso, é necessário examinar esses itens. Basicamente, a teoria da guru da limpeza é manter em sua vida apenas aquilo que te faz feliz.

Se a resposta à pergunta: “Isso me faz feliz?” for sim, o item será mantido. Do contrário, deve-se agradecer ao objeto que lhe foi útil algum dia e, em seguida, descartá-lo. Isso vale para tudo, desde roupas, livros, papeis, até objetos sentimentais, como cartas e fotos.

A guru garante que esses truques – quando aplicados da maneira correta – evitam que as pessoas percam seu tempo procurando pertences dentro do armário e diminuem as chances da bagunça retornar.

Mais do que organização, talvez o que mais o método KonMari expõe seja a necessidade de frearmos nosso desejo consumista. Após aplicar os truques de organização, as pessoas conseguem enxergar a quantidade de tranqueiras que ficam perdidas em gavetas e percebem ser possível viver com menos.

A guru garante que capacidade de identificar o que vale a pena ser mantido na vida tende a melhorar com o tempo. Há quem diga que o método vale não somente para a organização da casa, mas também para outras áreas, inclusive em relacionamentos.

Se estiver animado com a ideia de organização, confira abaixo alguns passos indicados por Marie Kondo:

PASSO 1. Defina seu estilo de vida ideal e como você gostaria que fosse sua casa

Pare por alguns minutos e pense como você gostaria que fosse cada canto da sua casa. Tente imaginar quais itens você gostaria de ter e onde ficariam melhor posicionados. Ao visualizar uma imagem concreta, torna-se mais rápido o processo de deixar cada coisa em seu lugar. Esta é a chave principal da arrumação.

PASSO 2. Arrume tudo de uma vez só

Há quem tire um dia para arrumar o quarto e outro para dar atenção à organização do escritório, mas para Marie Kondo, o grande problema de arrumar as coisas aos poucos é que as chances de você passar o resto da vida arrumando são grandes.

View this post on Instagram

Swipe to see the transformation from @konmari_and_me! This is how tidying the clothes category looks like ??⠀ ⠀ She says: "Before and after #konmari. ?✨ I finally carved out a little "me time" and used it to sort through pre-pregnancy, #maternity, #postpartum, and #nursing clothes. Such big life changes required a #konmarimethod reset. My body has done such amazing things and made SO many changes this past year!! It was nice to take time to celebrate that and *thank* the clothing items that supported me through it all. ??? …all while getting my #tidy drawers back!! ? My favorite maternity pieces will be stored for future pregnancies and there are a couple of #sparkjoy non-nursing-friendly items that I have stashed for later too. But it feels so good to give myself permission to EMBRACE and dress my body exactly where it is now. (Also to give myself permission for my style to have changed while pregnant! ?)"⠀Photo by @konmari_and_me.

A post shared by Marie Kondo (@mariekondo) on

PASSO 3. Organize por categoria, não por localização

Isso significa que você deve decidir arrumar todos os livros e não arrumar apenas o quarto, por exemplo, já que livros podem estar por diferentes cômodos da casa. Faça uma categoria por vez. A dica é começar pelas mais fáceis, como roupas livros e documentos. Se tiver muitos itens em uma categoria (roupas, por exemplo), faça subcategorias com calças, camisetas e jaquetas.

Deixe para o final objetos que têm algum valor sentimental, como fotos e cartões. Marie Kondo sugere guardar apenas fotos que te fazem lembrar do contexto e trazem um sentimento bom.

PASSO 4. Livre-se do excesso

Ao pegar cada um dos objetos da sua casa, pergunte a si mesmo: isso tem utilidade no momento para mim ou terá no futuro? Isso me faz feliz? Essa pergunta é ainda mais importante, pois mais do que ser útil, aquele objeto precisa te fazer feliz.

Caso a resposta for negativa, não hesite em jogar as coisas fora ou destiná-las para a doação. Deixe várias sacolas só para isso. Você deve ficar apenas com o que realmente ama ou que ainda te deixa feliz.

“Para algumas pessoas serão muitas coisas. Para outras, somente um punhado”, diz a autora. “A chave é trabalhar para identificar aquilo que verdadeiramente produz felicidade, e para a maioria das pessoas não é fácil. Mas é a melhor maneira de nos assegurar de que vivemos com aquilo que nos satisfaz. E na quantidade justa”.

Dicas extras de Marie Kondo:

• A melhor maneira de guardar bolsas é uma dentro da outra.

• Não compre produtos especiais para organização. A ideia é diminuir a quantidade de itens que possui, e não comprar mais.

• O objetivo de um presente se cumpre na hora em que o recebemos. Por isso, não tenha medo de se desfazer de lembranças que recebeu e nunca usou.

• Você guarda um monte de fios e cabos que não sabe de onde são? Jogue-os no lixo. Só mantenha aqueles cuja função você possa identificar.

• Qual foi a última vez que você abriu um manual de instruções? Eles não servem para nada.

• Esvazie o conteúdo daquelas caixas onde guarda objetos aleatórios, como botões soltos, prendedores de cabelo, moedas, canetas e bloquinhos promocionais.

• Organize as roupas na vertical. O resultado final é algo como uma biblioteca de roupas.

Compartilhe:

1
01:02
Mexicanos e americanos brincam através de muro
A equipe do Mestres da Criatividade traz cenas inéditas de crianças de adultos, tanto do México quanto dos Estados Unidos, …
2
01:03
Dez tatuagens criativas para inspirar seu dia
A equipe do Mestres da Criatividade selecionou a lista de dez tatuagens super criativas para inspirar o seu dia! Este vídeo …
3
01:02
Conheça dez engenhocas super criativas
A equipe do Mestres da Criatividade selecionou a lista de dez engenhocas super criativas para divertir o seu dia. Este vídeo …
4
01:02
As 10 publicidades de ônibus mais criativas
A equipe do Mestres da Criatividade selecionou a lista das publicidades de ônibus mais criativas para inspirar você! Este vídeo faz …
5
01:03
Os 10 cartões de visita mais criativos
A equipe do Mestres da Criatividade selecionou a lista dos dez cartões de visita mais criativos para alegrar o seu …
6
07:51
Mestres da Criatividade: Conheça a história do tenor Jean William
A Catraca Livre convidou o excepcional tenor Jean Willliam para concerto com a Orquestra Sinfônica Heliópolis no dia 18 de …
7
01:02
As publicidades de elevador mais criativas
A equipe do Mestres da Criatividade selecionou a lista das dez propagandas de elevador mais criativas para inspirar o seu …
8
59s
Os dez prédios mais estranhos do mundo
A equipe do Mestres da Criatividade separou a uma lista dos dez prédios mais estranhos do mundo. Lugares ótimos para …