Voto Aberto cria plataforma de transparência pública
Site torna possível a comparação entre os votos efetivos dos deputados e a posição do internauta
Desde 2006 o Voto Aberto, um movimento da sociedade civil sem vínculos partidários, procura formas de aumentar a transparência na gestão pública brasileira e acabar com o voto secreto na Câmara Federal e no Senado.
Na comunidade online qualquer cidadão brasileiro pode deixar sua opinião e sugestão para que o objetivo do projeto seja alcançado, lá é o local de debater sobre as possibilidades de criar um ambiente favorável ao desenvolvimento da boa política no Brasil.
Nos últimos anos o movimento colocou no ar a plataforma Extrato Parlamentar, onde o eleitor pode consultar qual é a opinião do político brasileiro sobre alguns dos principais temas abortados atualmente, como por exemplo, a Ficha Limpa ou a venda e concessão de terras na Amazônia.
- ILB tem 35 cursos gratuitos 100% online e abertos ao público
- UFSCar oferece 114 cursos gratuitos online em diversas áreas
- Campanha estimula jovens a tirarem seus títulos e a votarem
- ‘É hora de baixar as armas. Somos um único país’, diz Lula em discurso da vitória
No Extrato Parlamentar é possível calcular, através de um questionário, o grau de afinidade política de seu ideal com os dos políticos listados. O cálculo é baseado em modelos matemáticos e é um recurso adicional na escolha dos candidatos para as próximas eleições.